Cerca de 50 embarcações engalanadas são esperadas esta segunda-feira, dia 18 de abril, em Constância, nas festas do concelho e em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.
"É uma tradição secular e uma festa consolidada na região, e que junta todos os anos em Constância centenas de marítimos e milhares de pessoas para assistir à bênção dos barcos nos rios Tejo e Zêzere, lembrando os tempos em que quem vivia dos rios pedia a proteção a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos marítimos, para enfrentar mais um ano de trabalho duro e muito perigoso, e em que os rios tinham fortes caudais e eram as estradas de então", disse à Lusa o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira (PS).
O presidente deste município sublinhou que o momento “exalta a tradição, os encontros, afetos e amizades”, destacando a importância do regresso do evento após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.
“Efetivamente foram dois anos em que as festas não se realizaram e este retomar das nossas festas é um voltar à nossa vida normal”, disse Sérgio Oliveira, acrescentando que "em termos culturais e religiosos as Festas da Boa Viagem são o momento maior em Constância”.
Nesta ocasião, e desde há mais de três décadas, a água não falta nos rios Tejo e Zêzere devido a um acordo entre esta autarquia do Médio Tejo e a EDP Produção, que liberta durante as horas antecedentes, a partir das barragens do Fratel e Castelo do Bode, "caudal suficiente para os barcos engalanados subirem o Tejo desde o cais de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, até ao cais de Constância", lembrou Sérgio Oliveira.
A Procissão sai da Igreja Matriz e o andor com Nossa Senhora da Boa Viagem faz três paragens nas margens dos rios, no Zêzere, na confluência dos rios e no Tejo, e um quarta na Praça Alexandre Herculano onde é feita a benção a todas as viaturas que naquele momento estão em Constância. Após a benção as viaturas de socorro ligam as sirenes em agradecimento pela benção de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Programa
18 de abril [segunda-feira / feriado municipal]
11h00 – Içar das Bandeiras, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro
[Paços do Concelho]
11H15- Sessão Solene evocativa do feriado municipal
Cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20, 30 e 40 anos de serviço
[Salão Nobre dos Paços do Concelho]
13h00 – Chegada das embarcações engalanadas ao cais de Constância, com a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro
15h00 – Abertura da Mostra Nacional de Artesanato e da Mostra de Doces Sabores
15h30 – Cerimónias Religiosas:
Eucaristia Solene em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem
Procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem
Bênção dos barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano
22h00 – Concerto: Ana Laíns
[Palco Camões]
24h00 – Espetáculo piromusical / Encerramento das Festas
com a presença do Carrilhão LVSITANVS
[Margem ribeirinha]