Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Incêndios/Mação: Deputados do PSD exigem reposição dos serviços de telecomunicações e denunciam cobranças abusivas | COM SOM

22/09/2017 às 00:00

Duarte Marques, Nuno Serra e Teresa Leal Coelho, deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém, enviaram três questões ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, acerca da “existência de freguesias no concelho de Mação, que continuam, quase dois meses após os incêndios, sem as telecomunicações repostas”.

“Dois meses após os trágicos incêndios no concelho de Mação há, ainda, lamentavelmente, freguesias que continuam sem as telecomunicações repostas. Em particular, nas freguesias de Envendos e Carvoeiro, ainda não há ligações de rede fixa nem internet”, denuncia Duarte Marques.

Apesar da PT se encontrar a trabalhar no local, “está a demorar demasiado”.

No entanto, este não é o único problema, pois, como avança o deputado, “quase tão grave como o não funcionamento destas redes, que são de primeira necessidade, é o facto da própria PT estar a cobrar a fatura às pessoas, como se tudo estivesse a funcionar”.

As questões agora enviadas, “visam pressionar o Governo para tentar ajudar a resolver esta situação, mas também enviámos um requerimento à ANACOM, que é a entidade reguladora, e que pode obrigar estas empresas a reporem a cobrança que fizeram às pessoas e a indemnizá-las se for necessário e se se justificar”.

Os deputados social-democratas consideram “imoral a contínua cobrança por um serviço que se encontra suspenso. A PT e este contrato em particular têm obrigações de Serviço Público que não podem ser ignoradas”. E referem que “neste contexto, importa, pois, relembrar e sublinhar que num local onde há pouca rede móvel e a população é maioritariamente idosa e isolada, sem rede fixa, o isolamento é ainda maior”.

O Grupo Parlamentar do PSD “está obviamente preocupado com esta situação e além desta pergunta, dirigiu também um conjunto de perguntas à entidade reguladora”.

“Assim, e considerando inaceitável a situação acima descrita e vivida por estas populações, pergunta-se:

1 – O que é que o Governo está a fazer para ajudar a resolver e a repor esta situação?

2 – Neste contexto, qual o ponto da situação no que diz respeito à reposição da rede fixa de telefone no distrito de Santarém?

3- Que iniciativas irá o governo promover para repor a situação e compensar as populações pelos danos e custos suportados?”, questionam.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB