O Centro de Saúde de Mação vai ser reforçado a partir desta segunda-feira, 3 de junho, com uma nova médica de família. Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, explicou que o Município continua a desenvolver esforços para contratar clínicos ao abrigo de um programa de incentivos financeiros aprovado em 2023.
O Regulamento de Incentivos à Fixação de Médicos aprovado pelo Município atribui um incentivo de 2.500 euros mensais aos clínicos que se fixem no Centro de Saúde de Mação.
Vasco Estrela confirmou que a clínica de nacionalidade brasileira entra ao serviço da Unidade Local (ULS) de Saúde do Médio Tejo esta segunda-feira, devendo apresentar-se no concelho de Mação ainda hoje.
Todo o território de Mação tem contado desde o ano passado com dois médicos no Centro de Saúde de Mação. Uma médica estava perto da aposentação e o outro, entrou em outubro de 2023, já com apoio do Município.
O autarca explicou que houve um conjunto de contactos para esta clínica poder exercer no concelho, uma vez que o marido é natural do concelho. Após diligências entre a Câmara Municipal e a ULS Médio Tejo, a quem o autarca agradeceu, foi possível a contratação que vem reforçar a resposta no acesso a cuidados de saúde primários e acompanhamento.
Vasco Estrela, presidente CM Mação
Vasco Estrela confirmou ainda que o Município está com via negocial aberta com mais dois clínicos no sentido de poder haver um reforço nos cuidados primários de saúde. O autarca de Mação vincou que vai continuar a fazer todos os esforços no sentido de que esse reforço possa mesmo acontecer.
Recorde-se que a falta de médicos de família é um problema que atinge todo o país, havendo alguns municípios com fragilidades mais notórias. E há também alguns Municípios com programas de incentivos à fixação de médicos de família. Em Mação o Município concede um apoio financeiro de 2.500 euros mensais aos clínicos que se fixem no concelho. Em outubro de 2023 foi contratado o primeiro e, a partir desta segunda-feira, começa a trabalhar a segunda. Podem, nos próximos tempos ser contratados mais dois clínicos de medicina geral e familiar.