No âmbito do projeto “Turismo de Observação de Aves no Paul do Boquilobo e Rota dos Cinco Rios para E-Bikes”, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN), foi apresentada ao público a “Rota do Rio Tejo” e a respectiva App.
A Rota do Rio Tejo inicia no Fluviário Foz do Zêzere, de onde segue ao longo das proximidades do rio até à reserva natural do Boquilobo. A linha da rota atravessa localidades como Tancos, Vila Nova da Barquinha, Pedregoso, São Caetano, Golegã e Quinta do Paúl do Boquilobo e passa por locais turísticos como o Fluviário Foz do Zêzere, Castelo de Almourol, Convento de Nossa Senhora do Loreto, Jardim Ribeirinho e Cais de Tancos, Barquinha Parque, Quinta e Castelo da Cardiga e Casa-Estúdio Carlos Relvas, terminando na reserva natural do Boquilobo.
Ao longo do percurso, são vários os pontos de vistas panorâmicas sobre o rio Tejo.
Jorge Rodrigues, coordenador geral da ADIRN, explicou que os 5 Rios são o Zêzere, o Tejo, o Almonda, o Alviela e o Nabão e também falou um pouco do percurso que foi apresentado na sexta-feira, 2 de junho, no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, neste caso, desde a foz do Zêzere até ao Paul do Boquilobo.
Para Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, “poder andar de bicicleta, com as bicicletas que temos disponíveis, e percorrer, desde a foz do rio Zêzere, através do Trilho Panorâmico do Tejo, e ir até à Reserva da Biosfera no Paúl do Boquilobo, é uma oportunidade de visitar e observar toda a beleza do espaço envolvente. É um convite e tanto...”
O projeto é da ADIRN, Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, e é “uma atração ao turismo sustentável e ao turismo de qualidade, como é a prática desportiva”. O autarca destacou ainda o facto de, para além de ser um percurso pedestre é também um percurso ciclável.
Pretende-se percorrer os 25 quilómetros com o auxílio de bicicleta elétrica, por caminhos que se compreendem de terra batida, ou lamacentos, ou com gravilha e/ou alguns elementos soltos, com ou sem declive e também de estrada asfaltada onde o troço poderá ser coincidente com circulação automóvel e sem ciclovia definida.
É, portanto, uma rota de fácil execução em qualquer época do ano, com bicicleta elétrica, à exceção de época de cheias em que poderá ficar intransitável e/ou escorregadio nas zonas ribeirinhas.
Sónia Pereira é a cara da Rota e também a embaixadora do projeto. Agradeceu o convite e falou da “experiência única que combina a aventura de andar de bicicleta elétrica com a beleza natural da região”.
No programa de apresentação, houve lugar para várias atividades, desde oficina de walking, passeio em ebikes, oficina de observação de aves, Ioga, meditação, oficina de ecokayak e prova de produtos de locais.
A App “Rotas dos 5 Rios em e-Bike” é uma aplicação que permite explorar e desfrutar da natureza e da vida selvagem no Ribatejo Norte. Com seis rotas diferentes com o Boquilobo como destino, poderá descobrir as aves que habitam a região e conhecer mais sobre elas.
Rota do Rio Tejo - Ficha Técnica
Distância: 25Km
Duração em bicicleta eléctrica: 1h30m/2h
Desnível acumulado: +314m; -331m
Altitude máx/mín: 41m; 13m
Grau de dificuldade: Fácil
Exequível em qualquer época do ano
Início: Fluviário Foz do Zêzere
Fim: Centro de interpretação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo