A pianista Joana Gama apresenta-se no palco do Centro Cultural Gil Vicente no próximo dia 31 de julho, pelas 16 horas, com o espetáculo “Como uma paisagem imensa, a palma das mãos”, concebido, especificamente para este momento, com base na obra “Onde” de José Luís Peixoto.
Entre 2020 e 2021, José Luís Peixoto visitou diversas freguesias e lugares de Abrantes, Constância e Sardoal para ficcionar sobre esses territórios. Os textos poderão ser lidos oportunamente nos locais aos quais se referem, em grande formato, acessível a quem os visita, ou no livro “Onde” (Quetzal, 2022).
O espetáculo “Como uma paisagem imensa, a palma das mãos” propõe uma outra abordagem aos mesmos textos, na qual, em palco, estes ganham voz, som e movimento. Este espetáculo foca as dicotomias local/universal, passado/presente, duradouro/efémero presentes nos textos do autor.
A entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete.
A iniciativa insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projeto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre, trazendo a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros.