Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Câmara vai ajudar jovens com cursos de orientação profissional

5/03/2019 às 00:00

A Câmara Municipal de Mação aprovou, na última reunião do Executivo, a aquisição de uma prestação de serviços na área da Educação.

Trata-se de um “um projeto de acompanhamento dos nossos jovens, em particular dos jovens estudantes do 12º ano, numa perspetiva de vida para inserção no mercado de trabalho”, explicou o presidente do Executivo, Vasco Estrela. “Para os ajudar a definir aquilo que poderão vir a fazer no futuro, tendo em consideração as suas características e o que entendem que pode e deve ser a sua vida. No fundo, são cursos de orientação profissional virados para a empregabilidade, tendo em conta o percurso estudantil de cada um e as ideias que têm sobre a vida e assim encontrar uma definição e encaminhamento para o que podem vir a fazer”, referiu o autarca.

Vasco Estrela adiantou que “o que estamos a tentar dar, é o valorizar um pouco mais a nossa escola e a nossa comunidade escolar e dizer que a Câmara oferece, quase no fim do ciclo de estudos normal, a possibilidade de terem este encaminhamento para o futuro. Muitas vezes os jovens estão indecisos, sem saber bem o que hão-de ser e fazer na vida, aqui têm um instrumento, de uma entidade habilitada que poderá ajudar a definir”.

Sobre a quem é dirigida esta ajuda, o presidente declarou que este tipo de acompanhamento “faz sentido na comunidade estudantil mas não quer dizer que, alguém que já não esteja a estudar ou que as coisas não estejam a correr bem no seu percurso de vida, e que queira encontrar um novo projeto, não possa vir a recorrer desta ferramenta. Tendo a Câmara contratualizado este serviço, claro que pode abranger outras pessoas, já com 23/24 anos, que queiram voltar a estudar” e a redefinir o seu futuro.

A iniciativa partiu de um professor da Universidade Sénior de Mação “que é professor universitário, trabalha nestas áreas e sugeriu que isto pudesse aqui ser feito”.

É um investimento de 7900 euros que a Câmara “vai investir para abranger 25 jovens”.

É uma experiência que vale a pena fazer”, declarou Vasco Estrela que informou ainda que, em Mação, já houve este tipo de acompanhamento e que “teve boa recetividade por parte dos jovens”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X