Antena Livre
Deseja receber notificações?

Mação: Da Praia Fluvial de Carvoeiro à Casa do Cidadão em Cardigos, estão em curso obras de reabilitação por todo o concelho (C/ÁUDIO)

30/04/2020 às 00:00
Praia Fluvial de Carvoeiro

Mesmo em tempos excecionais, o trabalho de uma Câmara Municipal não pode parar. Nesse sentido, o Município de Mação tem em curso diversas empreitadas por todo o concelho que se manifestavam necessárias e que têm como objetivo conferir mais qualidade de vida aos munícipes maçaenses.

Umas a ponto de começar, outras a decorrer e outras já em fase de conclusão, o presidente da autarquia maçaense, Vasco Estrela, dá conta de que estas obras já estavam previstas no plano de atividades para este ano, e que assim vão acontecer, na linha daquilo que é o "cumprimento da palavra da autarquia para com os munícipes" e porque "além do Covid, a vida continua".

Vasco Estrela, presidente do Município de Mação, em declarações à Antena Livre

 

Praia Fluvial de Carvoeiro

Praia distinguida com bandeira azul há 13 anos consecutivos - galardão que confere a excelência a este equipamento do concelho de Mação -, a Praia Fluvial de Carvoeiro ficou irreconhecível após a passagem da tempestade Elsa pela zona em dezembro de 2019.

Está atualmente a ser alvo de uma “exigente recuperação”, conforme classifica a autarquia, que tinha um custo esperado de cerca de 70/80 mil euros mas que "já está quase no dobro, porque houve um muro de suporte que não aguentou e ruiu", explicou Vasco Estrela.

Esta empreitada incide nomeadamente: na recuperação do sistema de recolha e drenagem de águas pluviais e delimitação de espaço destinado a ecoponto, no parque de estacionamento; na reparação da vedação de madeira e da calçada de granito nos acessos à praia e ao parque de merendas; também na reparação das pontes de madeira e execução das guardas das mesmas e da paliçada a montante da praia; na reposição das lajetas de betão na bordadura da piscina e passeio contíguo e junto aos balneários; também na execução de um sistema de abastecimento desde o açude, a montante da praia, até à piscina infantil; na limpeza e reposição do sistema de drenagem das águas pluviais no caminho de acesso à praia; e também na reparação e ampliação do muro de alvenaria de pedra a jusante da praia e reposição da areia nas áreas balneares.

 

 

Casa do Cidadão em Cardigos

Esta obra vai ter início em breve, diz a autarquia. É uma ação esperada que vai acontecer na freguesia de Cardigos: a Casa do Cidadão. A obra, que tem um valor na casa dos 250 mil euros, já está adjudicada, conforme disse o presidente do Município, Vasco Estrela, à Antena Livre.

Através de “uma forte memória coletiva da comunidade” – a CASA – vai ser geradora de inovação social, contribuindo para a regeneração urbana e económica da vila, consolidando os seus recursos de quem vive em Cardigos.

A Casa do Cidadão vai disponibilizar “uma inovadora estrutura de apoio ao Cidadão sendo uma mais-valia na inovação, quer social quer na sua potencialidade de gerar respostas e ofertas às necessidades da comunidade de Cardigos e do norte do concelho de Mação”, refere o Município de Mação.

 

Assim, no piso térreo pretende-se implementar um espaço de apoio ao Cidadão no âmbito da modernização administrativa, prevendo-se um espaço de apoio administrativo e um espaço multiusos com o logradouro acessível a ambos os espaços.

O primeiro piso disponibilizará também um gabinete de trabalho e um espaço com características para auditório e para espaço de formação/workshops.

 

Cine Teatro de Mação

Está também para breve uma obra muito esperada, pela necessidade efetiva e “por tudo o que representa para Mação”, diz o Município. Estamos a falar da requalificação do Cine Teatro, um projeto no âmbito de candidaturas submetidas ao PARU, com um valor de investimento de cerca de 650 mil euros e com previsão de início no verão.

Neste momento, decorre o concurso público para esta obra que pretende dotar este espaço de condições de conforto e segurança que permitam o seu uso global nas várias atividades culturais que a autarquia e agentes culturais promovem no concelho e região.

Vasco Estrela fala sobre o projeto de requalificação do Cine Teatro

Esta intervenção integra-se no âmbito das intervenções que a Câmara de Mação pretende implementar nos edifícios e espaços públicos, recuperando-os e adaptando-os a novas valências, sob pena, se tal não for feito, “de perda irreparável da parte significativa da memória desta vila”.

 

Centro de Atividades Ocupacionais e Lar

Já em fase de construção e a dar um novo ar ao centro da vila de Mação, a Câmara Municipal apostou no reaproveitamento do antigo edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mação para um futuro Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial. Este que é "um grande objetivo deste mandato", como classificou Vasco Estrela.

Neste espaço será dada assistência a pessoas com deficiência e respetivas famílias que necessitem de espaços de oportunidades, onde seja possível construir um futuro, não apenas pela crescente intervenção humana e social, mas também pela sua inclusão e participação de uma forma efetiva na sociedade.

Vasco Estrela fala sobre o projeto do Centro de Atividades Ocupacionais e Lar 

A autarquia prevê a conclusão desta obra no verão.

 

Passadiços junto ao rio Tejo, em Ortiga

Este é um projeto que está prestes a entrar em fase de lançamento de concursos. A Rota das Pesqueiras/Passadiços em Ortiga é uma inteção da autarquia que representa um investimento de mais de 300 mil euros e que pretende criar passadiços junto ao rio Tejo.

Vasco Estrela dá conta de que o projeto, lançado no âmbito do projeto das rotas a nível da CIM do Médio Tejo, já tem parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente e da CCDR:

Vasco Estrela fala sobre o projeto de passadiços em Ortiga

 

Estradas, arruamentos e requalificações por todo o concelho

A autarquia dá conhecimento também de várias obras de recuperação e reabilitação urbana por todo o concelho – concluídas, a decorrer ou a começar em breve - as quais enumeramos de seguida:

  • Em conclusão, a requalificação urbana de Carvoeiro;
  • Concluída a 1.ª fase da requalificação urbana de Penhascoso;
  • Em execução, a recuperação do Pavimento betuminoso - Estrada Municipal 597 – Troço Cruz. E. N. 3 – Avessada – Vale da Gama – S. José das Matas (um investimento de 170 mil euros):

 Vasco Estrela fala sobre a questão dos acidentes e da segurança nesta estrada

 

  • Na Rua das Fábricas, em Mação, está a ser feita a requalificação do Pavimento betuminoso;
  • Em execução a requalificação do pavimento no acesso Ventosa / Carregueira;
  • Requalificação urbana de Aboboreira;
  • Arruamentos em Amêndoa, Cabo, Monte Fundeiro e Cimo do Vale;
  • Requalificação da Piscinas Municipais descobertas, previstas entrar em obras no verão;
  • Estrada Freixoeiro – Sarnadas, em Cardigos;
  • Requalificação da Praça José de Oliveira Tavares Júnior, em Cardigos;
  • Recuperação dos Arruamentos em Vale de Abelha e troços de arruamentos e vias municipais em Monte Penedo, Ribeira de Eiras e EN3 Envendos, no âmbito do FEM / Incêndios.

(Créditos Imagens: Município de Mação)

Ana Rita Cristóvão e Jerónimo Belo Jorge

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB