O Serviço de Proteção Civil de Mação já iniciou a colocação de novas armadilhas para o combate à vespa asiática em todo o concelho.
Para já, são cerca de 400 as armadilhas que estão devidamente identificadas com um rótulo e que estão a ser colocadas essencialmente nos locais envolventes aos identificados no ano passado e onde se encontraram ninhos de vespa asiática.
Numa altura em que a vespa começa a sair da dormência, o objetivo desta ação conjunta da Câmara Municipal de Mação e da Melbandos – Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação passa por “prevenir e combater o desenvolvimento de ninhos, acautelando a saúde pública e capturando o máximo de vespas asiáticas, por forma a evitar a criação de novas colónias”.
Em 2018 foram eliminados no concelho de Mação 15 ninhos de vespa asiática e, em 2019, o número subiu para 62.
Em caso de avistamento de ninhos, pede-se à população que contacte a Proteção Civil Municipal ou a Melbandos através dos contactos 962143376 / 964053536 / 967058837.
Numa época em que se prevê um aparecimento desta praga, a autarquia deixou o aviso à população. A informação foi deixada plo vice-presidente da autarquia e responsável da Proteção Civil do concelho, António Louro.
OUÇA AQUI: