Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Programa Jovem Autarca recebeu três candidaturas

26/10/2018 às 00:00

Já terminou a 1ª fase do Programa Jovem Autarca levado a cabo pela Câmara Municipal de Mação. Este ano o programa contou com 3 candidaturas e o presidente Vasco Estrela comentou este “aumento de 300%”.

Agora está a cargo da vereadora, vamos analisar as propostas e, numa próxima reunião de Câmara, iremos tomar decisões finais sobre isso. A ideia é que os três novos vereadores formem uma equipa e que decidam politicamente a gestão daqueles processos. Eles sabem a verba que têm alocada e, entre eles, têm que fazer a gestão disso mesmo e saber o que custa tomar decisões”, disse o presidente.

Quanto ao facto de este ano terem surgido três candidaturas, ao contrário do 1º ano da iniciativa que apenas contou com uma, Vasco Estrela explicou que, “da primeira vez as pessoas não sabiam ao que iam”. Questionado se houve mais interesse dos jovens ou se a informação lhes chegou e forma diferente, o autarca afirmou que, “provavelmente, foi um bocadinho de tudo”.

Fez-se um esforço de divulgação, a vereadora também foi à própria escola, tal como o vereador tinha ido. Não tenho uma razão objetiva, ou seja, foi um conjunto de pequenas coisas. Os jovens estarem mais despertos, a informação ter-lhes chegado de outra maneira, um ou outro ter sido mais sensibilizado....”

O Executivo vai agora analisar as propostas, reunir com os jovens vereadores e colocá-los a estabelecer prioridades para o investimento dos 7.500 euros disponíveis no orçamento.

Eles sabiam que tinham 7500 euros para gerir e, provavelmente, apresentaram um conjunto de projetos dentro dessa verba. Presumo que os projetos dos três vereadores ultrapasse esse montante e, se assim for, terão de construir uma equipa, a «Pequena Câmara», e entre eles fazerem as cedências que têm de fazer, estabelecerem prioridades e investirem o dinheiro. A Câmara terá depois de validar, obviamente, dento daquilo que forem as propostas”, esclareceu o presidente.

Vasco Estrela confessou que “no fundo, isto é para os estimular a pensar, para os estimular a decidir e para eles perceberem a dificuldade que é, tendo um montante que não chega para tudo aquilo que eles querem fazer, a necessidade que eles têm de fazer a gestão política e para saberem tudo aquilo que ás vezes nós aqui temos que fazer. Muitas vezes reconhecemos a necessidade de fazer as coisas, a pertinência desta ação, a pertinência desta obra e depois esbarramos naquele problema até percebermos que não temos recursos para tudo e temos que estabelecer prioridades e responder pelas mesmas".

O Programa “Jovem Autarca” do Município de Mação visa desenvolver o exercício da democracia participativa junto da população jovem do Município, mediante a sua participação no âmbito da discussão orçamental.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X