Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, confirmou esta quarta-feira a existência de ninhos de vespa velutina no concelho. Conhecida como vespa asiática, esta é uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria das autoridades devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones. É uma praga que pode dizimar um enxame das abelhas europeias em poucos dias.
Na quarta-feira, 24 de outubro, as autoridades da Proteção Civil destruíram um ninho encontrado dentro da localidade de Ortiga, confirmado pelo presidente: "Sim, infelizmente confirma-se. Já tivemos aqui algumas situações. Hoje mesmo vão tentar eliminar um ninho em Ortiga e é uma situação que nos preocupa".
Perante esta situação, Vasco Estrela explica que as incumbências do Município são “tentar eliminar estes ninhos, ou seja, tentar exterminá-los sem pôr em causa a segurança das pessoas porque já aconteceu uma pessoa ser picada e ter que ir para o hospital. É, portanto, uma questão que se pode agravar e estamos a tentar evitar que assim aconteça, mas não temos grande forma de contornar essa situação, nem aqui nem em lado nenhum do país, e por isso vamos tentar minimizar os riscos e os problemas”.
Em caso de avistamento ou deteção de um ninho, os munícipes devem “contactar as autoridades, como a Câmara Municipal, o Serviço Municipal de Proteção Civil, as juntas de freguesia, a Guarda Nacional Republicana, os bombeiros... enfim, qualquer entidade ligada à Proteção Civil que depois encaminhará o assunto”.