Foi assinado na passada segunda-feira, dia 15 de março, em Mação, o Protocolo de Preparação Individualizada da Medicação que tem o intuito de garantir o acesso ao serviço de preparação individualizada da medicação por parte dos seus munícipes.
Mação é, assim, o segundo Município do país a avançar com este projeto, “numa medida pioneira e muito necessária”.
Este serviço de preparação individualizada da medicação estará disponível a partir do mês de abril nas farmácias aderentes de Mação.
O Protocolo de Preparação Individualizada da medicação foi assinado por Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, Paulo Duarte, presidente da Associação Nacional de Farmácias e Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude.
O intuito e objetivo da Câmara Municipal de Mação é “garantir o acesso ao serviço de preparação individualizada da medicação por parte dos seus munícipes”.
Este serviço tem o objetivo de auxiliar as pessoas que necessitam de apoio na gestão da sua medicação. É um serviço farmacêutico que promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação.
O serviço de preparação individualizada da medicação tem uma comparticipação máxima de 5€/semana por cada munícipe que reúna as condições sociais para usufruir deste apoio.
O Município de Mação “é pioneiro neste tipo de projetos e com esta medida estará a dar um apoio fundamental aos seus munícipes ao nível dos cuidados primários, promovendo a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar”, afirma o Município em nota de imprensa.