A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, reunida em sessão ordinária na passada sexta-feira, 28 de setembro, aprovou, por unanimidade, uma Moção onde se solidariza com o Município de Mação em “todas as ações que o Município desenvolveu, desenvolva ou possa vir a desenvolver” para, segundo afirmam, “corrigir a discriminação que se está a verificar para com o povo do concelho de Mação, nomeadamente desta União de Freguesia que representamos”, na sequência dos incêndios de 2017.
José Fernando Martins, presidente da União de Freguesias, explicou que “esta Moção não vem na sequência da que foi aprovada em Assembleia Municipal mas sim na sequência daquela que o Executivo da Junta já tinha aprovada na sua reunião ordinária de dia 5 de setembro”.
“Esta é uma Moção de solidariedade relativamente à discriminação e à injustiça que entendemos que está a ser feita com as nossas gentes”, avançou o presidente, justificando que “dá área ardida em 2017, em que arderam cerca de 28 mil hectares do concelho de Mação, 50% desta área situa-se na União de Freguesias. Portanto, não podíamos ficar indiferentes a esta questão”.
José Fernando Martins lembrou que a União de Freguesias “tem pouco mais de 17 mil hectares e, neste momento, temos apenas pouco mais de 2 hectares que não foram dizimados”.
“Fomos eleitos pelo povo e são os seus interesses que a nós compete defender”, rematou o autarca.
União de Freguesias doa equipamento aos Bombeiros
No seguimento do Almoço Solidário que a União de Freguesias realizou a favor dos Bombeiros Voluntários de Mação, a Assembleia de Freguesias reuniu no edifício do quartel de Bombeiros, a 28 de setembro, e o Executivo da Junta efetuou a entrega simbólica de algum material adquirido com o produto desse almoço.
“Este foi já o 3º Almoço Solidário que a União de Freguesias organizou” e cujo montante angariado “tem revertido a favor dos Bombeiros”, explicou o presidente José Fernando Martins.
O próximo Almoço Solidário já tem data marcada. Será a 16 de dezembro, no pavilhão de festas de Penhascoso e “mais uma vez, vamos tentar dar um contributo aos nossos Bombeiros Voluntários, que são transversais e que ajudam toda a população” de Mação.