Ponte da Carregueira - Foto de José António Mendonça Garcia
O Município de Mação informa que, na sequência da intempérie que se abateu sobre o concelho e por razões de segurança, se mantêm cortadas as seguintes vias:
- Estrada Carregueira - Penhascoso (falta de segurança na ponte à saída da Carregueira);
- Ligação Aldeia de Eiras - EN 244 (falta de segurança na ponte à saída de Aldeia de Eiras);
- Acesso a Cerro do Outeiro cortado, por deslizamento de barreira (pelo lado de Chão de Codes).
Encontra-se também cortada:
- Estrada entre Pracanas de Carvoeiro e Barrada (concelho de Proença-a-Nova).
O Município pede “máxima cautela a quem circular em todas as vias”.
Corte da estrada que liga a Bairrada ao concelho de Mação
A Estrada Municipal 537, na ligação entre a localidade de Bairrada e o concelho de Mação, encontra-se cortada ao trânsito na sequência do aluimento de terras provocado pela força da água da Ribeira da Pracana que galgou as suas margens. Neste momento, a Proteção Civil de Proença-a-Nova ainda não consegue determinar por quanto tempo ficará encerrada esta ligação entre os dois concelhos, tendo em conta a intervenção que será necessária realizar para repor as condições de circulação em segurança. Também o Caminho Municipal 1246, entre a Ponte do Alvito e a localidade de Casal da Ribeira, já esteve cortado ao trânsito devido a inundação mas a circulação já foi reposta. Esta zona, ao lado da Ribeira do Alvito, é considerada de cheias.
Desde a tarde de ontem que os serviços municipais de Proteção Civil têm sido chamados para acudir a diversas situações: um dos cedros da Rua de Santo António, ao lado do Campo Nossa Senhora das Neves, caiu partindo o muro que veda o campo de jogos. Foram ainda recebidas notificações de queda de árvores, inundações de habitações (não tendo sido necessário, até ao momento, realizar realojamentos) e inundação de currais de animais.
O Município de Proença-a-Nova informa ainda que a Barragem das Corgas está a efetuar descargas que terão como consequência o aumento do caudal da Ribeira da Isna pelo que se solicita especial atenção às aldeias próximas deste curso de água. Qualquer situação deverá ser comunicada de imediato aos Serviços de Proteção Civil do Município.