São três dias de animação na margem do Tejo e no rio Tejo. Trata-se do regresso de uma iniciativa pela mão da Tagus e que pretende dinamizar o rio e as zonas ribeirinhas.
O programa é variado. Conta com dezena e meia de artesãos do território onde a Tagus tem a sua atividade principal, Abrantes, Constância e Sardoal, tem tasquinhas, tem um vasto programa de animação cultural, recreativa e musical. E tem atividades ligadas ao rio, pois claro, uma descida de canoagem e um concurso de pesca. E, no futuro, poderá ter esta ligação reforçada, pois a ideia é que este evento regresse com periodicidade certa.
É certo que os Mercados Ribeirinhos já tinham arrancado antes da pandemia, em Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha, mas depois ficou em pausa. Regressou agora fruto de uma candidatura dos Grupos de Ação Local ribeirinhos, que é como quem diz, com a liderança da TAGUS, mas em parceria com a ADRACES, PINHAL MAIOR, ADIRN e APRODER.
E na abertura desta edição, no Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes e também da Tagus, lembrou que o evento já tinha sido realizado, antes dos tempos da pandemia. Trata-se de um projeto importante para Abrantes e para o Médio Tejo. E destacou a importância do rio para este território sem esconder os dois problemas que tem, ainda. Por um lado, a qualidade da água, e por outro, a quantidade da água,
O autarca de Abrantes lembrou que desde sempre teve uma grande preocupação com a quantidade da água, mesmo quando o que estava na ordem do dia era a qualidade. E se na qualidade houve avanços grandes, nas quantidades continua a haver uma dependência grande de Espanha e do cumprimento da Convenção de Albufeira. É certo que os convénios são cumpridos, mas não com a regularidade que deveriam ter. O problema continua a ser o mesmo, um ou dois dias por semana há “tejadas” e depois há quatro ou cinco dias de rio seco.
Os mercados ribeirinhos são importantes para “trazer para beira Tejo toda uma dinâmica social e económica.” Depois agradeceu o empenho da Tagus e da sua equipa, pelo trabalho feito na montagem de todo o evento. Deixou ainda uma palavra para os parceiros da Tagus que estão juntos no evento.
Manuel Jorge Valamatos
Manuel Jorge Valamatos confirmou a ideia de reforço de iniciativas de água, ou no rio, em edições futuras. E falou de projetos mais ambiciosos que poderão ser apresentados em breve, com ciclovias, pontes pedonais sem esquecer a praia fluvial na margem norte, em Barreira do Tejo.
O autarca destacou os investimentos feitos nas zonas ribeirinhas por todos os municípios e vincou que é preciso reforçar ainda mais esses investimentos, necessários para aproximar ainda mais as populações do rio Tejo.
Manuel Jorge Valamatos
Conceição Pereira, coordenadora da Tagus, destacou o programa “rico, envolvido pela comunidade. É um programa que vai da alimentação ao desporto, da valorização do património ao artesanato, e sem esquecer a dinâmica da comunidade local.”
A ideia é “aproveitar e usufruir as atividades previstas. Esta foi sempre uma aspiração da comunidade e a Tagus esteve sensível a isso”, destacou a coordenadora do Grupo de Ação Local.
Conceição Pereira
Programa completo
Sexta-feira - 19 julho
18h00 Abertura do Mercado de Produtos Locais e Artesanato
18h00 Abertura das Tasquinhas Tradicionais
19h00 Inauguração e apresentação oficial do Mercado Ribeirinho de Abrantes
20h30 Fado: Salomé Silveira com Viola de fado Fernando Heleno e na Guitarra Portuguesa António Sereno
22h00 Dj Set (David Quinas)
24h00 Encerramento
Sábado - 20 julho
09h00 Canoagem – Descida do Rio Tejo em Canoa – Pego»Aquapolis
Máx. 24 participantes | 15€ (canoagem e almoço)
09h30 Yin Yoga | AURA Estúdio de Yoga
10h00 Abertura da exposição e demonstração de Modelismo | Associação "Os Pikuinhas" e Luís RC
11h00 espetáculo CARMIM | Joana Carmo Martins | Coração nas Mãos
Circo, Dança, Teatro de Rua
duração: 40 min. | Público-Alvo: famílias (Maiores de 3 anos)
12h00 Abertura das Tasquinhas Tradicionais
16h00 Abertura do Mercado de Produtos Locais e Artesanato
17h00 Demonstração de Judo | Clube Desportivo "Os Patos"
17h30 Demonstração de Karaté | Centro de Karaté do Shotokan do Pego
18h00 Oficina da Terra I (pão)
18h00»20h00 Insuflável para crianças
18h30 Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical Rossiense
21h00 Marchas Populares Ribeirinhas
22h00 Atuação do Grupo Musical Street Band
24h00 Encerramento
Domingo - 21 julho
09h00 Abertura do Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Flores
09h00 Passeio Pedestre "GR12E7 - Caminho do Tejo" – ramal Sul AQUAPOLIS»Tramagal
Máx. 20 participantes | 12,50€ (com visita guiada ao Museu de Duarte Ferreira e almoço)
11h00 – Oficina da Terra II (combater o desperdício)
12h00 Abertura das Tasquinhas Tradicionais
16h00 Abertura do Mercado de Produtos Locais e Artesanato
16h00 Atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de S. Miguel
17h00 Atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego
18h00 – Oficina da Terra III (showcooking)
21h00 Encerramento
Galeria de Imagens