Antena Livre
Deseja receber notificações?

Vila de Rei: Ministra da Juventude abriu Feira Enchidos, Queijo e Mel e anunciou encontro nacional na área da Violência Doméstica(c/áudio e fotos)

27/07/2024 às 20:54

São 33 anos a promover os produtos endógenos, que é como quem diz, os produtos da terra, as empresas do concelho e as associações. E claro, os produtos que, por estes dias, estão na tribuna de todas as atenções: enchidos, queijo e mel.

São mais de uma centena de expositores que ao logo de duas longas ruas fazem os visitantes a Feira, paredes meias com a Biblioteca, o palco principal, o secundário ou a zona das refeições. É um modelo vencedor e que mantém Vila de Rei no centro das atenções, sempre neste período: últimos dias de julho até ao primeiro domingo de agosto.

E as datas não mudam porque, como explica Ricardo Aires, presidente da Câmara de Vila de Rei, as pessoas da terra e os familiares que vivem noutros pontos de Portugal ou fora do país já fazem conta com este período para “vir à terra.” E é por estes dias que a população da vila duplica ou triplica, explica o autarca, que acrescenta que “é muito fácil verificar este facto ao longo da semana na vila.” E, por outro lado, é o período em que as famílias se juntam em torno do maior evento anual do concelho. São por isso nove dias de festa, de animação e de muito convívio.

 

Ricardo Aires, presidente CM Vila de Rei

Para a abertura da Feira de Enchidos, Queijo e Mel 2024 a Câmara Municipal convidou a ministra da Juventude e Modernização. Margarida Balseiro Lopes pode assistir, logo após a cerimónia solene, ao lançamento do novo site do Município.

Explicado por Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia, a nova página do Município (www.cm-viladerei.pt) pretendeu resolver lacunas que a anterior tinha.

Traduzida em várias línguas, os conteúdos apresentam-se mais simplificados e mais amigos do utilizador. E tem, acrescentou o vice-presidente, uma “leitura mais enquadrada com dispositivos móveis para além de permitir uma interação muito mais eficaz com as redes sociais.”

Paulo César Luís destacou uma novidade, para breve: “vamos ainda criar no site o atendimento online e o atendimento automático.”

 

Paulo César Luís, vice-presidente CM Vila de Rei

Já Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal, vincou os 33 anos de Feira de Enchidos, Queijo e Mel, e a aposta nas empresas e nos produtos da terra.

Depois, num campo mais político, deixou um aplauso para a desburocratização anunciada, pela ministra, há duas semanas, ressalvando a aposta na formação contínua profissional para jovens, trabalhadores e desempregados. E disse à ministra que Vila de Rei tem um pacote de apoios e medidas para as empresas, como forma de contornar alguns constrangimentos que estão a passar. Vila de Rei tem apoios à iniciativa empresarial e o estado também deveria ter.

 

Ricardo Aires, presidente CM Vila de Rei

Margarida Balseiro Lopes deixou uma série de informação sobre as medidas lançadas pelo governo que diz respeito às suas áreas, Juventude, Igualdade e também a Modernização.

Mas a ministra não deixou de destacar a importância deste tipo de eventos. A Oportunidade única para a região e para o concelho. “É mais do que a mostra dos produtos endógenos. É oportunidade de as pessoas se juntarem na sua terra, no regresso às suas origens.”

 

Margarida Balseiro Lopes, ministra Juventude e Modernização

 

A ministra destacou o facto de Vila de Rei se ter distinguido em várias áreas, como na área da igualdade. A governante destacou o trabalho da Fundação Garcia que tem uma casa abrigo para vítimas de violência Doméstica. E a ministra disse que escolheu “o município de Vila de Rei para o encontro nacional das estruturas de igualdade. Têm uma fundação exemplar.”

Aos jornalistas a ministra confirmou este encontro numa área em que é preciso reforçar o apoio às instituições e em que é preciso continuar a trabalhar para baixar os números da violência doméstica, principalmente nas mulheres.

  

Margarida Balseiro Lopes, ministra Juventude e Modernização

Já sobre a modernização disse ter uma grande preocupação no acesso a serviços públicos para que não se estejam a criar excluídos, aqueles que não têm grande convivência com as tecnologias.

A titular da pasta da Juventude deixou ainda a mensagem para os jovens: “Temos 30% dos jovens a viver fora do país. Saíram porque não tinham oportunidades cá. Não tinham horizonte de esperança para fazer a sua família cá. Isto não é aceitável.” E depois anunciou algumas medidas que o governo já apresentou para a juventude: A partir de quarta-feira os jovens até aos 35 anos não vão pagar IMT e imposto de selo na aquisição da primeira habitação. A partir de setembro haverá o apoio ao arrendamento jovem, porta 65 e apoio ao alojamento universitário. A partir de setembro haverá mais de 100 mil consultas de psicologia e mais 50 mil consultas de nutrição porque “o bem-estar é muito importante."

Antes, o presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei tinha referido a sua participação num evento em Idanha, para discussão da Beira Baixa. E entre as várias questões manifestou ter sido notório que às “vezes há uma falta de conhecimento do território. Muitas vezes não se conhece o trabalho de muitas instituições. Se não o conhecermos temos dificuldade em criar projetos e projetos dinamizadores.”

E neste sentido lançou o repto de fazer um congresso da Beira Baixa, ou seja, juntar as instituições que existem e trabalham no território que se conheçam melhor, em prol do desenvolvimento de um território.

Paulo Brito, presidente Assembleia Municipal

Depois, a comitiva fez, a já tradicional, visita a todos os stands e espaços de exposição da Feira, onde naturalmente nalguns houve a possibilidade de provar as iguarias que dão o nome ao evento.


XXXIII Feira de Enchidos, Queijo e Mel: conheça o programa completo!

Vila de Rei está a receber, de 27 de julho a 4 de agosto, mais uma edição da Feira de Enchidos, Queijo e Mel (FEQM). O maior certame do concelho promete apresentar novamente muitas e variadas atrações, atraindo milhares de pessoas ao longo dos nove dias do evento.

O palco principal vai voltar a receber grandes nomes do espetáculo e da música nacional, com as atuações de Nena, Buba Espinho, Chave d’Ouro, Manel do Barril, Elsa Gomes & Dr. Rex, Leo & Leandro, Los Romeros, Sara Correia e Luís Trigacheiro.

O palco 2 vai contar com as atuações de grupos musicais do concelho: Roda Viva e Grupo de Marchas da Univ. Sénior, atuação mista da Univ. Sénior e Escola de Música de Vila de Rei, Escola de Concertinas e Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, concerto de guitarras da Escola de Música de Vila de Rei e Villa d’el Rei Tuna - e com outros grupos de música popular, como a Tuna de Cavaquinhos do Município do Sardoal, dança de fusão Basheera Dance Vibes, rancho da APPACDM da Sertã e ‘Sellium e Sacarrabos’.

O palco 3 volta a ser destinado à música eletrónica e de dança, com as atuações de DJ Hugo Rafael, DJ Gonçalo Henriques, DJ Vassalo, DJ Luís Pinheiro, grupo Tok & Baile, DJ Salito, DJ Cláudio Bento, DJ KADIV e DJ Tiago Silva.

No plano desportivo, é ainda de destacar a realização do III Torneio de Padel, Torneio Futsal Interassociações, Passeio de Canoagem, Torneio de Sueca, Torneio de Chinquilho, Penalty Cup e das demonstrações da Turma de Zumba da Univ. Sénior de Vila ed Rei, Turma de Zumba Kidz do Vilarregense FC e do Núcleo de Vila de Rei de Karaté ANAM.

Durante os nove dias do evento, os visitantes são também convidados a visitar a 24.ª Feira do Livro, nas instalações da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e a participar na 43.ª Colheita de Sangue de Vila de Rei, que terá lugar entre as 15:00 e as 19:00 horas do dia 5 de agosto.

Com mais de uma centena de expositores confirmados, “o melhor do artesanato e gastronomia regional e os deliciosos enchidos, queijo e mel da região”, a organização espera repetir o habitual sucesso da FEQM com largos milhares de visitantes previstos em Vila de Rei.

O programa completo pode ser consultado em www.cm-viladerei.pt.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB