No dia 22 de julho, na Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, vai ser inaugurada a mostra chamada “Pardas Sendas Verticais”, onde vão ser expostos trabalhos dos alunos do Grupo de Arte Contemporânea da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) de Castelo Branco. Com entrada gratuita, esta mostra estará aberta ao público até ao dia 2 de setembro.
O Grupo de Arte Contemporânea da USALBI (GAC), cujo objetivo é promover o envelhecimento ativo com qualidade de vida, conta com 1327 alunos e 55 professores os quais na sua maioria são voluntários.
“A arte contemporânea rompeu radicalmente com o passado, num permanente desafio com as convenções tradicionais da arte, subverte e reinterpreta os limites estabelecidos”, relata Alberto Carneiro.
Neste contexto, o GAC mostra uma seleção de obras que procuram ultrapassar, “ideias feitas, limites artísticos e culturais, num sério desvendar de incógnitas”. A diversidade, aliada à desobediência das regras passadistas, tem permitido, obras de qualidade duvidosa, superficiais, simples entretenimento, frequentemente validadas pelos poderes político e económico, que mais não são que simples decoração desta época.
O GAC, procura integrar-se nesse grupo em que “a ignorância não serve”, e proporciona obras inovadoras, reflexivas do mundo atual, desafiadoras do “status quo (latinismo de "no estado das coisas”), criadoras de territórios inexplorados, suportados em novos conceitos que enformam a intencionalidade dos artistas aqui apresentados”, conclui Alberto Carneiro.
Relativamente aos horários, esta exposição vai estar aberta de terça a sexta-feira, das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00, encontrando-se encerrada ao domingo e à segunda-feira. A entrada é gratuita.
Jade Garcia