Mouriscas está a receber a 26ª edição da Feira Mostra de Artesanato e Gastronomia.
Este ano o certame tem lugar no Campo das Aldeias e com um formato diferente do habitual.
O certame reúne as associações da freguesia “numa grande maratona”, como disse Pedro Matos, presidente da Junta.
A Feira conta com 30 pavilhões, onde estão representadas todas as forças vivas de Mouriscas.
Relativamente á nossa localização, Pedro Matos disse ter sido “muito complicado” montar tudo a partir do zero porque “a logística é imensa mas todos têm colaborado”.
A Feira Mostra de Artesanato e Gastronomia é uma organização da Junta de Freguesia e da Associação de Melhoramentos de Mouriscas. De destacar as cerimónias religiosas de dia 15 e o festival de folclore que terá lugar no sábado, dia 18 de agosto.
Carlos Marques é o presidente da Associação de Melhoramentos de Mouriscas e explicou que um “dos sonhos da Associação” era a construção “de um pavilhão multiusos, coberto, no sítio onde agora está a gastronomia”.
A inauguração contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que afirmou que a mudança do local da Feira “não tem exclusivamente a ver” com o início das obras na escola EB1. “É com o criar condições para que esta festa possa ser feita num sítio com as condições necessárias e não no recinto de uma escola, que tem as contingências que conhecemos, nomeadamente de espaço e estacionamento”.
A autarca lembrou que não era a primeira vez que a festa se realizava no Campo das Aldeias pois “há 41 anos, precisamente, foi aqui que se realizaram as Festas de Mouriscas. Ao fim de 41 anos, voltam aqui e espero que voltem para ficar”, afirmou Maria do Céu Albuquerque.
OUÇA AQUI: