Sabia que um litro de óleo usado polui cerca de um milhão de litros de água?
Natal é sinónimo de coscorões, filhoses, azevias, sonhos e rabanadas à mesa da Consoada.
O óleo alimentar utilizado tradicionalmente para a confeção dos típicos fritos de Natal, é um produto de origem vegetal que ao não ser depositado no oleão, constitui um risco de poluição na rede de saneamento.
Com o encaminhamento correto deste resíduo, evita-se que os cursos de água sejam afetados. Além disso, com mil litros de óleo alimentar usado (OAU) produzem-se cerca 950 litros de biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente e que pode muito bem ser o futuro dos transportes, contribuindo para a oferta de energia sustentável que não prejudica o Planeta.
O Município de Vila Nova da Barquinha detém uma rede de recolha seletiva de óleos alimentares usados à disposição dos munícipes, que conta com 12 oleões distribuídos por todas as freguesias do concelho. A recolha é depois feita por uma entidade licenciada contratada pela Câmara Municipal, a Hard Level.
Existem algumas regras para que os óleos sejam depositados nos recipientes. A principal é que só se deposite óleo alimentar usado e azeite. O óleo alimentar usado, depois de arrefecer, deve ser colocado num recipiente de plástico limpo. Quando este estiver cheio deve ser bem fechado e depositado dentro do oleão. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados.
Localização dos oleões
Praia do Ribatejo: Rua do Mercado
Madeiras: Rua N.ª Sr.ª de Fátima
Limeiras: Rua Humberto Delgado
Tancos: Rua 25 de Abril
VN Barquinha: Rua do Lagarito
VN Barquinha: Tv. dos Descobrimentos
VN Barquinha: Rua Dr. Joaquim Vitor Arnaut Pombeiro (Alto da Fonte)
Moita do Norte: Rua 1.º Dezembro
Moita do Norte: Rua da Torrinha
Cardal: Rua Miguel Torga
Atalaia: Rua Mouzinho de Abuquerque (junto ao parque Dr. Eustáquio Picciochi)
Atalaia: Rua Patriarca D. José (junto à creche/centro de dia)