Antena Livre
Deseja receber notificações?

Ferreira do Zêzere: Município aposta em nova praia fluvial para potenciar turismo natureza

17/01/2024 às 10:34

A Câmara de Ferreira do Zêzere aprovou financiar um projeto na praia fluvial da Bairrada/Bairradinha, que vai permitir uma candidatura à bandeira azul e potenciar o turismo natureza, anunciou o presidente, Bruno Gomes (PS).

O projeto, na ordem do meio milhão de euros e financiado em 350 mil euros pela Turismo do Centro, “contempla equipamento de apoio e restauração, estacionamento, acesso viário, zona de chegada à praia, um passadiço e arranjos exteriores, conferindo à praia fluvial da Bairrada/Bairradinha as condições que se identificam como prementes e que a beleza natural do espaço, conjugada com a excelente qualidade da água, justifica”, indicou à agência Lusa o autarca.

“A aprovação deste projeto é para nós uma grande mais-valia, nós temos das águas mais límpidas da Europa, temos um rio Zêzere de excelência e que nos dá uma multiplicidade de possibilidades ao nível do turismo natureza e qualidade da água”, afirmou Bruno Gomes, tendo destacado as características do concelho de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, que tem 20 quilómetros de margens banhadas pela albufeira de Castelo do Bode.

O autarca socialista destacou que, quando este projeto estiver concretizado, estão criadas as condições para o município avançar para a candidatura à Bandeira Azul, símbolo de referência de qualidade ambiental, às duas praias fluviais do concelho.

“Uma das exigências que a Bandeira Azul tem é a de termos no concelho, pelo menos, uma praia fluvial com acesso a pessoas com mobilidade reduzida”, indicou Bruno Gomes, tendo feito notar que a praia fluvial do Lago Azul/Castanheira “não consegue por força da orografia”.

Nesse sentido, continuou, o projeto para a praia fluvial da Bairrada/Bairradinha “está pensado para que se consiga cumprir essa exigência e assim, se tudo correr bem, fazer com que as duas tenham Bandeira Azul”.

Com isso, o concelho “acrescenta valor” e fica “no mesmo patamar de competitividade e de oferta que os concelhos vizinhos, quer a residentes, quer a quem o visita”, defendeu o presidente da Câmara.

O investimento na praia fluvial Bairrada/Bairradinha “ascende a 512 mil euros, a que corresponde um incentivo não reembolsável de 352 mil euros a garantir pelo Estado, através do Turismo de Portugal, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a promoção e valorização dos recursos turísticos dos concelhos do interior do país”, indicou o município, em nota informativa.

Na mesma nota, é ainda indicado que “a sinalética a instalar permitirá também a valorização da fauna e da flora do concelho em geral e, em particular, daquela zona” do rio Zêzere.

Questionado sobre datas, Bruno Gomes apontou o início das obras dentro do “primeiro semestre de 2024”, com a nova praia fluvial da Bairrada/Bairradinha a poder ser usufruída em pleno na época balnear seguinte.

Lusa

Fotos: Município de Ferreira do Zêzere

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB