No passado dia 24 de setembro teve lugar a assinatura do Protocolo de Geminação entre os Municípios de Vila de Rei e de Crosne, de França, com vista à cooperação e estabelecimento de redes capazes de fomentar a economia e potenciar as empresas dos dois Municípios, formalidade essa ocorrida naquela vila francesa.
A sessão contou com a presença de Ricardo Aires, presidente do Município de Vila de Rei, com Paulo Brito, presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, com Bruno Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Vila de Rei, com o deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, com o presidente do Município de Crosne, Michael Damiati e do presidente da Comissão de Geminação, Jean-Pierre Ybert.
O protocolo prevê “a cooperação entre estas duas entidades, baseado no desenvolvimento mútuo na base dos interesses e opções de cada Município e de acordo com as disponibilidades existentes em cada momento, nos domínios empresariais e económicos, da cultura, ciência, desporto, meio ambiente, social e outros temas que possam ser de comum interesse”.
De entre os acordos previstos, está a divulgação e participação em feiras e exposições, divulgação de produtos regionais, cedência de um espaço/armazém comum para recolha, armazenamento e distribuição de produtos, criação de uma rede de oferta de agentes turísticos e o fomento de intercâmbio entre as pessoas e, em particular, os jovens.
Neste momento, o Município de Vila de Rei está a criar uma Comissão de Geminação para poder fazer face à necessidade de implementação de todo o projeto, proposta essa que será votada numa próxima reunião da Assembleia Municipal. De seguida, esta geminação será comunicada formalmente à Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Ricardo Aires, presidente da Autarquia vilarregense, realça que “a colaboração e cooperação que estes dois Municípios vão encetar a partir deste momento, vai certamente criar importantes mais-valias transfronteiriças para as nossas empresas e instituições, assim como no foro turístico, científico, social ou ambiental. A cooperação intermunicipal assume, cada vez mais, uma elevada importância na extensão de redes de parcerias, possibilitando um maior conhecimento e possibilidade de desenvolvimento.”
Após a assinatura do Protocolo, as comitivas portuguesa e francesa inauguraram a Exposição ‘Casais de Sonho’, exposição criada pelo coletivo Border lovers, que, num exemplo de ligação entre Portugal e França, conta com artistas lusos e franceses e apresenta obras alusivas a casais imaginários, lusitanos e gauleses, imaginariamente unidos, com amor e humor, pelo intelecto, pela vida e pela obra e não pela carne.