A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha renovou o seu espaço de atendimento, tornando-o mais acessível, para atender às necessidades específicas dos cidadãos com mobilidade reduzida. Este avanço “é parte do compromisso contínuo do Município em garantir a inclusão e acessibilidade” em todos os serviços públicos.
O renovado espaço de atendimento, localizado no edifício dos Serviços Municipais, na Praça da República, foi idealizado para proporcionar uma experiência inclusiva e acolhedora a todos os cidadãos. O projeto incluiu a reorganização da zona de receção e atendimento com a eliminação de barreiras, aquisição de balcões acessíveis, criando um percurso acessível quer na aproximação ao balcão quer na zona de manobra, livre de obstáculos e dotado de sinalética direcional e inclusiva.
A iniciativa foi desenvolvida no cumprimento das Normas Técnicas de Acessibilidade (NTA), eliminando elementos dissonantes que possam criar “ruído” na acessibilidade e perceção da informação direcional, para uma melhoria de mobilidade de todos os cidadãos que afluem a estes serviços, estimulando a inclusão e acessibilidade, criando um espaço livre de obstáculos e contribuindo para a melhoria/sistematização da acessibilidade universal.
Pretende-se ainda garantir a acessibilidade comunicacional através de simplificação da sinalética, com aplicação de sinalética inclusiva para pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência.
Esta ação é fruto de uma candidatura ao Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP), integrado na Componente 3 – Respostas Sociais, Investimento RE-C03-i02: Acessibilidades 360º, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visando a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso aos serviços do Município de Vila Nova da Barquinha.
O espaço de atendimento acessível “marca um avanço importante para a igualdade de acesso aos serviços públicos” em Vila Nova da Barquinha.