O Município de Vila de Rei aderiu a um programa pioneiro a nível mundial, o Green Grease.
Trata-se de um projeto que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais, utilizando uma tecnologia patenteada pela Universidade de Coimbra.
Dá conta a autarquia de que a cada dia são geradas 150 toneladas de óleos alimentares usados, apenas em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em graves danos para o ambiente e, para os Municípios, traduz-se também num peso financeiro estimado de 300 milhões de Euros para remover estes mesmos óleos usados das águas das ETARs.
O Programa Green Grease serve-se dos princípios da Economia Circular para solucionar, de forma mais eficiente, dois problemas com que a maioria dos estabelecimentos profissionais se deparam diariamente: a recolha de óleo alimentar usado e o fornecimento de detergentes ecológicos. Adicionalmente, o programa garante também que estes estabelecimentos recebem certificados ecológicos devidamente reconhecidos pela Quercus.
O Programa materializa uma ligação entre a transformação de um resíduo (óleo alimentar usado) e o fornecimento de um produto de primeira necessidade (detergentes ecológicos profissionais de elevada biodegradabilidade), tornando-se assim pioneiro a nível mundial e a prova real de que os princípios de Economia Circular podem integrar um modelo de negócio rentável a toda a cadeia de valor.
Para Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, “a adesão do Município a esta iniciativa assume-se como movimento inovador com o qual pretendemos mudar a forma como gerimos os óleos alimentares usados recolhidos no concelho e servir de exemplo nas áreas da ecologia, reciclagem e valorização de recursos”.