Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Município e Tejo Energia distinguem melhores alunos do secundário (c/fotos e áudio)

5/10/2024 às 13:00

Os Prémios de Mérito para os alunos do ensino secundário das escolas de Abrantes já têm alguns anos de existência. E continuam a reconhecer os melhores alunos das escolas do concelho, tanto no ensino regular como no profissional.

Foi o que aconteceu esta sexta-feira, dia 4 de outubro, na Escola Dr. Solano de Abreu, numa cerimónia simples, mas com uma grande carga emocional e de orgulho tanto para os estabelecimentos de ensino, como para os alunos, como para as famílias.

O reconhecimento resulta de uma parceria do Município de Abrantes com a Tejo Energia e com o envolvimento, natural das três escolas secundárias: Dr. Manuel Fernandes, Dr. Solano de Abreu e ainda a Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes.

Isabel Alves (Escola Dr. Manuel Fernandes), Ana Maria Rico (Escola Dr. Solano de Abreu) e Marly Serras (EPDRA) juntaram-se a José Grácio (administrador da Tejo Energia) e a Celeste Simão e Manuel Jorge Valamatos (vereadora e presidente da Câmara de Abrantes) para entregar os diplomas e os cheques de 1.250 euros a cada aluno.

Ana Maria Rico, anfitriã da cerimónia falou em nome das três diretoras ressalvando o empenho, reconhecimento e resiliência dos alunos neste caminho trilhado nos últimos três anos do ensino secundário ou profissional.

A diretor aportou aos dias de hoje as primeiras palavras, no sentido de falar das mudanças que continuam a existir, sempre, nas escolas e que se constituem como “desafios que diferem do passado. Há uma grande pressão, hoje, sobre as escolas.”

Ana Maria Rico não deixou de lado o trabalho das escolas na formação de muitos jovens, tanto para a sua vida académica como profissional. E depois notou que “mais importante do destino é a viagem. Os nossos alunos que tiveram êxito conseguiram mais uma meta. Olharão para a sua escola com orgulho e dirão sempre, a minha escola.”

 

Ana Maria Rico, diretora Escola Solano de Abreu

José Grácio, administrador da Tejo Energia, a empresa parceira do Município na atribuição destas distinções, começou por referir uma presença mais assídua da empresa, por via do encerramento da Central a Carvão no Pego. Mas logo de seguida frisou que isso não implica que haja menos apoio à comunidade.

Deixando de lado os temas da energia, José Grácio dirigiu-se aos alunos realçando a importância do trabalho académico, mas com uma noutra nota, que há outras competências que também são importantes.

“Muitos estiveram aqui, mas muitos mereceriam estar aqui. Alguns vêm de contextos mais difíceis”, destacou o administrador da Tejo Energia, reforçado a ideia que “por trás do mérito existe sempre uma organização. Há uma comunidade escolar. O município tem aqui edifícios muito bons. Depois há os transportes. E a comunidade não docente é muito importante na formação dos alunos”. E recordou um episódio pessoal com uma auxiliar que o marcou para o resto da vida.

José Grácio finalizou a sua intervenção com uma referência aos professores. “Fora da escola são os nossos primeiros exemplos de vida. O trabalho vê-se também naquilo que nos prepara para a vida”, rematou.

 

José Grácio, Tejo Energia

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, fechou a sessão de reconhecimento do esforço e dedicação dos alunos. “Celebramos o mérito de cinco jovens. É uma responsabilidade acrescida, pois passam a ser um exemplo para outros alunos”, disse Manuel Jorge Valamatos, também ele professor.

E não deixou de elencar o trabalho da comunidade educativa, desde a família, aos auxiliares, aos professores e também aos colegas.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Uma nota final para o prémio da Escola Dr. Manuel Fernandes. A Leonor Esperto Pires, vencedora, tem uma irmã gémea, a Carolina, que, de acordo com a diretora Isabel Alves, ambas tiveram a mesma média final. Isabel Alves frisou que tiveram de ir ver as notas ano a ano para encontrar o critério de desempate. E foram até ao 10.º ano para fazer esse acerto.

Leonor Pedro Esperto Pires, aluna do Curso Científico-Humanístico da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes

Nuno Miguel Ferreira Ribeiro, aluno do Curso Profissional da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes

Rita Rodrigues de Oliveira, aluna do Curso de Técnico de Gestão Equina da EPDRA

Rodrigo Miguel Esteves Pereira, aluno do Curso Científico-Humanístico da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu

Francisco José Neves França, aluno do Ensino Profissional de Técnico de Auxiliar de Farmácia da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB