Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Município fez receção aos professores que lecionam no concelho (C/ Áudio)

13/09/2024 às 15:58

O Tejo foi o cenário escolhido para a receção aos professores no concelho de Abrantes. No Aquapolis norte, com a Cidade Imaginária aos seus pés, os professores ouviram o presidente da Câmara de Abrantes dar-lhes as boas-vindas. Manuel Jorge Valamatos deixou “uma saudação especial aos professores que lecionam este ano pela primeira vez no nosso concelho. Sejam todos muito bem-vindos”.

O autarca referiu que “esta receção aos professores, que se tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos, é uma forma simbólica, mas importante, do Município de Abrantes e das direções das Escolas em reconhecer e valorizar o extraordinário trabalho dos nossos professores. Especialmente num tempo em que importa valorizar e reconhecer o valor desta classe profissional”.

Sendo também ele professor, Manuel Jorge Valamatos disse compreender “bem os desafios e as exigências que enfrentam todos os dias. É também essa experiência profissional, que me permite estar hoje aqui, não apenas como presidente da Câmara, mas como alguém que partilha convosco o compromisso com o futuro dos nossos alunos. Sei o quanto é necessário adaptar, inovar e manter a motivação, mesmo quando o reconhecimento nem sempre acompanha o nosso esforço”.

O presidente da Câmara lembrou os últimos investimentos feitos pelo Município no que concerne às instalações escolares, nomeadamente “a construção do novo centro escolar Maria de Lourdes Pintasilgo, a requalificação da Escola Básica de Alvega e a requalificação da Escola Octávio Duarte Ferreira em Tramagal” porque, disse, “em Abrantes, acreditamos numa escola pública de qualidade para todos”. Nas palavras do autarca, foram ainda referidas as obras da nova creche e a futura Escola Superior de Tecnologia.

No final, deixou um pedido aos professores: “No espírito de união que tão bem caracteriza Abrantes, peço-vos que continuem a ajudar-nos a fazer de Abrantes um concelho educador, capaz de preparar os seus jovens não apenas para os desafios profissionais, mas também para serem cidadãos educados, responsáveis, solidários e unidos”.

Para além de um sunset com degustação de produtos locais no final, os professores assistiram ainda à sessão “Educar com disciplina positiva: missão (im)possível?”, dinamizada por Nuno Pinto Martins, onde os professores puderam intervir e falar sobre as alegrias e as agruras da profissão que escolheram.

Entre momentos divertidos e de interação, houve ainda espaço para conversas sérias e onde os professores também ouviram Nuno Pinto Martins falar da importância de conseguirem manter a sanidade mental perante o desgaste que a profissão muitas vezes acarreta.

 

O arranque do ano letivo

Mas como está a ser o arranque deste ano letivo em Abrantes foi o que fomos saber junto da vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal. Celeste Simão disse à Antena Livre que está tudo a iniciar sem problemas de maior.

Celeste Simão, vereadora com o pelouro da Educação faz balanço do arranque do ano letivo

Arranque do ano letivo nos agrupamentos de escolas no concelho de Abrantes a correr de forma calma, sem grandes sobressaltos.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB