O Município de Vila de Rei encontra-se a implementar seis DAEs (desfibrilador automático externo) e a formar pessoas para a sua utilização, “sendo a saúde e o bem-estar dos nossos munícipes uma grande preocupação”.
Estes seis DAEs encontram-se alocados em seis diferentes edifícios públicos, sendo eles o edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Mercado Municipal e Ninho de Empresas, Piscinas e ginásio, Estádio Municipal e Escola Básica e Secundária.
Por cada equipamento instalado, serão formadas seis pessoas para poderem estar devidamente habilitadas a usar o DAE em caso de necessidade, formação essa já em curso.
A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo, sendo que, a morte súbita é a causadora de mais de 60% dos episódios de morte por doença coronária.
Está cientificamente comprovado que a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), em contexto extra-hospitalar aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência.
“Esperemos que não sejam necessários, seria um bom sinal, no entanto, em caso de necessidade estamos agora mais capacitados para intervir em caso de paragem cardiorrespiratória. É ainda nossa intenção, futuramente, vir a equipar mais DAEs, para outros edifícios públicos uma vez que, acreditamos serem uma mais valia para a salvaguarda das pessoas”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires.