O Município de Abrantes entregou uma ambulância ao Núcleo de Abrantes e Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa para transporte de doentes não urgentes. A cerimónia, simples, realizou-se no dia 6 de janeiro na Praça Barão da Batalha tendo a Cruz Vermelha colocado a viatura de portas abertas para os cidadãos poderem ver o seu interior.
A Câmara de Abrantes já em 2019 tinha oferecido à instituição uma ambulância para este serviço que é onde a Cruz Vermelha tem uma atividade muito intensa.
Aliás, Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, deixou bem claro na cerimónia a importância deste serviço, porquanto aos Bombeiros cabe o transporte de urgências e emergências, ficando o transporte de doentes para consultas ou doentes para o foro da Cruz Vermelha.
Manuel Jorge Valamatos vincou que já em 2023 “tínhamos este objetivo de oferecer uma ambulância para ajudar o transporte não urgente às nossas pessoas”.
A Cruz Vermelha tem uma abrangência maior do que o concelho de Abrantes, mas faz um trabalho muito importante neste apoio às populações.
O presidente da Câmara revelou que o Município foi olhando para o parque dos Bombeiros, fazendo a sua gestão e reequipando-o, mas “fomos percebendo que a cruz vermelha também precisava de uma nova ambulância, porque as que têm já têm muitos milhares de quilómetros.”
O autarca disse ainda que este é um investimento que tem de continuar a ser feito e depois agradeceu aos homens e mulheres dos Bombeiros e da Cruz Vermelha pelo apoio dado à população.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Nuno Dias, é o presidente do Núcleo de Abrantes e Tomar da Cruz Vermelha e revelou que esta nova ambulância vem reforçar o trabalho que a Cruz Vermelha tem vindo a fazer no transporte de doentes não urgentes, mas também noutras áreas de emergência, quando é necessário.
A Cruz Vermelha tem, em Abrantes, 15 ambulâncias em serviço permanente que, com cerca de 30 operacionais, fazem 900 transportes por mês para Lisboa, Coimbra e Porto, por exemplo, para além do Centro Hospitalar do Médio Tejo ou mesmo dentro do concelho de Abrantes.
Nuno Dias vincou que este investimento, superior a 60 mil euros, não pode ser feito todos os anos, mas sublinhou o objetivo chegar a cada vez mais pessoas com este apoio vital para muitas pessoas que só assim conseguem “entrar” no Serviço Nacional de Saúde.
Nuno Dias, presidente Núcleo Abrantes e Tomar da CVP
A Cruz Vermelha de Abrantes algumas ambulâncias, das 15 em funcionamento, que já têm um milhão de quilómetros e que começam a ter problemas mecânicos.
Galeria de Imagens