O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-general Duarte Costa, visitou o concelho de Sardoal em meados de março. Este encontro foi pedido pelo presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, com o intuito de avaliar um conjunto de situações relacionadas com a Proteção Civil.
E a Antena Livre soube que as instalações para a equipa do Centro de Meios Aéreos de Sardoal esteve em cima da mesa. O Centro é um dos que funciona todo o ano, ou seja, o helicóptero de primeira intervenção da Proteção Civil e a equipa a UEPS (Unidade de Emergência, Proteção e Socorro) da GNR estão em permanência em Sardoal. E estão instalados numa ala do quartel dos Bombeiros Municipais e em contentores que ali foram colocados para os acolher.
E esta reunião teve como objetivo acordar o teor de um protocolo, cujo texto estará praticamente concluído, a celebrar entre a ANEPC e o Município de Sardoal.
Ou seja, a ideia é a ANEPC suportar uma candidatura que o Município de Sardoal quer fazer a fundos do PRR, para a requalificação deste Centro de Meios Aéreos. E o que estará em causa é o Município de Sardoal garantir que terá cobertura orçamental para suportar os 15% da candidatura que corresponderá à comparticipação nacional do investimento, que será da ordem dos 400 mil euros.
Miguel Borges confirmou este princípio de acordo e manifestou a vontade de ter um centro de meios aéreos em condições para ter os operacionais o ano todo no Quartel dos Bombeiros de Sardoal.
E para poder apresentar a candidatura aos investimentos territoriais integrados tem de haver concordância por parte da Proteção Civil.
A declaração do presidente da Câmara de Sardoal foi feita à margem da visita À exposição de meios da Proteção Civil que aconteceu esta terça-feira, dia 28, no Quartel dos Bombeiros de Sardoal.
Miguel Borges, presidente CM Sardoal
O presidente da autarquia já tinha indicado em reunião do executivo municipal que o Brigadeiro-general Duarte Costa tinha estado no concelho para avaliar a eventual celebração de um protocolo com o Município.
Na altura o vereador eleito pelo PS, Pedro Duque, questionou o presidente da Câmara sobre e eventual falta de licença do heliporto de Sardoal.
Miguel Borges, na resposta, referiu que este Centro de Meios Aéreos, tem licença para operar um helicóptero da Proteção Civil e ao longo de todo o ano. Não tem licenciamento como heliporto para helicópteros civis ou particulares, mas sim para operar um héli da ANEPC.