A Câmara Municipal de Abrantes venceu a 6ª edição do Prémio “Viver em Igualdade” (2022-2023), promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que tem como objetivo distinguir os Municípios com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não discriminação, a nível interno e no âmbito do território, quer nas atividades por si desenvolvidas.
O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal e consiste na atribuição de um certificado de mérito que atesta que o Município de Abrantes é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade.
Recorde-se que o Município de Abrantes venceu este prémio três vezes consecutivas, no quarto ano da sua edição recebeu uma menção honrosa, tendo vencido novamente nas duas últimas edições deste galardão.
Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a atribuição deste prémio “é um orgulho e o reconhecimento de todo o trabalho do Município na área da igualdade de género, cidadania e não discriminação”.
O júri de seleção da 6ª edição do Prémio “Viver em Igualdade” foi constituído por Catarina Salles, investigadora, em representação da Universidade da Beira Interior; Tatiana Moura, em representação da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, que se encontra representada no Conselho Consultivo da CIG (Secção das ONG); e Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.