A Câmara de Abrantes aprovou a adjudicação da pavimentação de um quilometro da estrada nacional 2 em Arrifana à empresa JJR e Filhos por 187 mil euros mais IVA.
A EN 2 é uma estrada desclassificada entre a Ponte sobre o Rio Tejo e o km 407.440, o limite urbano de Abrantes, por isso cabe ao Município fazer as intervenções necessárias. Já em 2022 tinha sido pavimentada esta via entre a ponte e a passagem de nível. Agora será uma intervenção entre a passagem de nível e o limite urbano de Abrantes.
De referir que a Estrada Nacional 2 é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), antiga Junta Autónoma de Estradas, que ao longo do seu percurso de mais de 700 quilómetros foi desclassificando troços urbanos. Ou seja, nos troços que passam por dentro de localidades a IP tem vindo a passar a gestão e responsabilidade desses troços para as autarquias.
É o caso do troço da EN 2 que atravessa Rossio ao Sul do Tejo e Arrifana, até ao limite urbano da cidade de Abrantes, a responsabilidade é da autarquia. Tanto mais que no ano passado foi executada a pavimentação desta via entre a ponte sobre o Tejo e a passagem de nível de Arrifana.
Nacional 2 em Arrifana, troço que vai ser pavimentado
Agora vai avançar a pavimentação do troço entre a passagem de nível e o limite urbano. É um trabalho de um quilómetro.
No final da reunião do executivo municipal de Abrantes desta terça-feira, dia 14 de fevereiro, quando questionado sobre a Nacional 2, mas a norte do Tejo, ou seja, entre as rotundas da A23 e a ponte sobre o Tejo Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, voltou a manifestar a vontade de ter a desclassificação. Indicou ser um processo que vinha a ser conversado com Pedro Nuno Santos, ex-ministro das Infraestruturas, e que o autarca quer colocar na mesa com o atual, João Galamba.
O autarca diz que o que está a prender uma eventual decisão será uma questão administrativa. Não será nem política, nem financeira, mas será um qualquer entrave que teima em não avançar.
Troço da Nacional 2 entre a A23 e a Ponte sobre o Tejo que o Município quer a desclassificação
Recorde-se que já são muitos anos à espera de uma decisão que permita passar a gestão deste troço para a autarquia. Mas o Município quer receber estes 5,6 quilómetros de Nacional 2 com as obras de requalificação feitas, ou seja, será uma intervenção de peso porque não se trata apenas de colocar pavimento. É transformar uma estrada nacional numa rua ou em ruas urbanas. É preciso fazer a intervenção no subsolo, nomeadamente nas redes de esgotos, águas pluviais, águas de abastecimento público, gás, eletricidade e telecomunicações, para além dos passeios e depois da pavimentação. E uma intervenção destas tem também um peso financeiro muito grande.
Acresce ainda que a própria cidade vai evoluindo e que uma qualquer ideia de há dez anos terá de ser repensada. Manuel Jorge Valamatos indicou as mudanças que estão a acontecer na Avenida António Farinha Pereira, a ligação A23 à cidade, ao parque industrial, ao parque tecnológico ou à margem sul. É preciso voltar a pensar no que será esta via.
Nacional 2 em Alferrarede ou Av. António Farinha Pereira
E depois um outro troço, que liga a rotunda das Oliveiras a Barreiras do Tejo ou à Ponte sobre o Tejo, terá de incluir uma ligação ao Aquapólis. Neste caso concreto há uma ideia de criar um percurso paralelo à Nacional 2 para caminhar ou para bicicletas. Esta era uma ideia que vinha do período antes da pandemia e que poderia criar também na encosta do Castelo um conjunto de percursos e passadiços.
Manuel Jorge Valamatos destacou ainda que os trabalhos de pavimentação que foram feitos nos dias 7 a 9 de fevereiro, pavimentação em Barreiras do Tejo, foram da inteira responsabilidade da Infraestruturas de Portugal que é quem tem a responsabilidade da Estrada.
O autarca de Abrantes voltou a vincar a intenção do Município que depois esbarra em questões da Infraestruturas de Portugal.
Manuel Jorge Valamatos
Manuel Jorge Valamatos espera que o novo ministro das infraestruturas João Galamba possa ter um papel importante para que a Infraestruturas de Portugal desclassifique a Estrada Nacional 2 entre olho de boi ou desde a A23 até à ponte sobre o Tejo.
Já em Arrifana a pavimentação foi adjudicada esta terça-feira à empresa JJR e Filhos por 187 mil euros mais IVA. Trata-se da pavimentação de um quilómetro em Arrifana, logo a seguir à passagem de nível.
A empreitada, que terá um prazo de execução de 120 dias.
Galeria de Imagens