O espírito do Natal chegou à cidade de Abrantes esta sexta-feira, 1 de dezembro. A meio da tarde, de forma oficial, o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, anunciou “estamos a inaugurar o Natal 2023 na nossa cidade, no nosso concelho”.
Além das ruas do centro histórico embelezadas com as luzes de Natal, Abrantes volta a manter iluminada a Torre de Telecomunicações, transformada por esta época numa árvore de Natal gigante.
O Jardim da República é, este ano, o ponto central das atrações natalícias, com o Mercadinho de Natal que contam com a presença de artesãos locais e de associações de pais, a pista de gelo sintético e a Casa do Pai Natal, onde os mais pequenos podem tirar uma fotografia ou deixar os seus desejos de Natal.
2023 conta, pela primeira vez, com uma pista de gelo sintético, a funcionar no Jardim da República, e que tem um cariz solidário uma vez que o valor de cada bilhete (1€ por cada 15/20 minutos) irá reverter para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes. Nesta pista, consegue-se patinar de uma forma muito mais simples e ecológica, sem consumo de água ou eletricidade, sendo um equipamento amigo do ambiente.
O autarca indicou ainda que “o tema central é incentivar a que as pessoas façam as compras de Natal no nosso comércio local”, mencionando o sorteio de Natal que este ano se alastrou aos estabelecimentos comerciais e de serviços de todo o concelho e ao qual aderiram 87 lojas de várias freguesias do nosso concelho. Entre os dias 1 de dezembro e 4 de janeiro de 2024, quem efetuar compras no valor igual ou superior a 10 euros nos estabelecimentos aderentes, recebe um cupão habilitando-se a um dos 20 vales de compras que irão ser sorteados no dia 6 de janeiro. Os estabelecimentos comerciais aderentes podem ser consultados no site da Associação Comercial.
Na inauguração das luzes de Natal, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes destacou ainda a exposição de presépios feitos por artesãos locais que pode ser visitada no Posto de Turismo de Abrantes e também a Festa Jovem “O Som deste Natal” que se irá realizar no dia 7 de dezembro, com entrada livre, nos parques de Ciência e Tecnologia, nos pavilhões da antiga Quimigal, em Alferrarede.
Depois, regressa a festa da Passagem de Ano, na Praça Barão da Batalha, com a presença de DJ´s locais” e, para fechar as atividades, a 6 de janeiro realiza-se o Concerto de Ano Novo, na Igreja de Alferrarede.
Fotos: CMA
Galeria de Imagens