A cidade de Birmingham acolheu entre os dias 1 e 4 de agosto a realização do Open Europeu de Agility (EO). Trata-se de uma competição de Agility oficialmente reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI) e que é baseada nos regulamentos de Agility dessa organização.
A competição é aberta a todos os cães, com ou sem “Pedigree” que se tenham qualificado pelos respetivos países.
O EO é considerada a maior competição de Agility FCI do mundo e nele participam as melhores duplas do mundo e que nos últimos anos recebe a participação de cerca de 800 cães.
Ora esta seria uma notícia internacional, mas transforma-se com particular interesse para Abrantes, e região do Médio Tejo, porque em 2025, em julho, a competição ruma a Portugal e ao Estádio Municipal de Abrantes.
A Antena Livre já tinha avançado com a informação em junho, numa entrevista feita a Jorge Pires, do Clube Cinófilo do Alentejo, que organizou nas Festas da Cidade duas competições nacionais. Nessa altura Jorge Pires tinha confirmado o Open Europeu de Agility para três fins de semana de julho, com um impacto muito grande na economia desta região. Para além das competições, durante três fins de semana, haverá o alojamento de milhares de pessoas e as movimentações financeiras que daí advêm.
O Europeu de Agility e o Mundial de Border Collie iriam acontecer em 2021, tendo o projeto começado a ser desenhado em 2017. Mas acabou por ser adiado para 2025, na altura por causa das restrições da pandemia.
Jorge Pires disse à Antena Livre que Abrantes será nesses dias o centro do mundo do Agility, mas deixou igualmente um desafio ou um repto às unidades hoteleiras para a necessidade de aceitarem hospedes com os cães. E reforçou que são cães treinados e que não causam problemas.
Jorge Pires
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, informou o executivo municipal que esteve no fim de semana em Birmingham, Inglaterra, onde foi receber o testemunho para a realização da prova em 2025 em Abrantes, por um lado, e perceber toda a logística necessária para 2025, por outro.
O autarca, à margem da reunião, disse aos jornalistas que a prova vai acontecer em três fins de semana, em julho de 2025, no Estádio Municipal de Abrantes, sendo que todo o espaço envolvente vai ser adaptado para a competição. Desde logo com a criação de condições para receber as muitas autocaravanas que vão estar em Abrantes por essa altura.
Tratando-se de uma competição mundial, Abrantes vai receber milhares de visitantes, tanto mais que a capacidade hoteleira vai ter de alargar a toda a região do Médio Tejo. E, seguramente, alojamento de hotelaria ou alojamentos locais, tal a previsão de vindas à cidade nessa altura.
A questão da entrada de animais nos espaços de alojamento também são uma preocupação do autarca, havendo desde já a mensagem de sensibilização para os empresários receberem hóspedes com os cães que vão participar nas provas.
Manuel Jorge Valamatos
O Open Europeu de Agility aconteceu em Birmingham e no próximo ano será em Abrantes. São provas europeias e mundiais com presença de centenas de animais dos quatro cantos do mundo e de muitos visitantes que, durante três fins de semana, vão ficar por estas bandas de Abrantes e do Médio Tejo.
Recorde-se que todos os anos, Abrantes recebe provas do campeonato nacional e da taça de Portugal de Agility. Este ano aconteceram de 8 a 10 de junho. Provas integradas no programa das Festas de Abrantes.