Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Mouriscas: Perto de 700 mourisquenses querem edifício da antiga Escola Primária reabilitado

16/10/2023 às 16:09

Os membros eleitos pelo CDU na Assembleia de Freguesia de Mouriscas entregaram neste órgão autárquico uma Petição Pública no dia 22 de setembro. A Petição foi assinada on-line por 275 subscritores, e em abaixo assinado que circulou pela freguesia de Mouriscas por mais 424 subscritores, perfazendo as duas situações 698 assinaturas.

Em causa está a recuperação e reabilitação da antiga Escola Primária de Mouriscas, “antes que a mesma nos caia em cima da cabeça”, afirmam. “É público e notório que, no momento presente, existem graves riscos para as pessoas e bens que circulam pela EN3 e ainda para as construções adjacentes à referida escola. A degradação do edifício está em ritmo acelerado, havendo já partes da cobertura que ruíram, tendo-se registado a queda de telhas sobre edificações vizinhas”, alertam no documento.

Na mesma sessão da Assembleia de Freguesia, os membros da CDU também entregaram um documento intitulado "Reabilitação da Antiga Escola Primária", o qual incorpora uma proposta de projeto para análise e futura discussão “com outros intervenientes que queiram aderir a esta causa”.

Na proposta, assinada pelos representantes eleitos pela CDU, António Louro e Helena Lopes Gil, pode ler-se que “a antiga Escola Primária de Mouriscas, pelo estado em que se encontra e pela importância que tem para a freguesia de Mouriscas e para o concelho de Abrantes, é um assunto urgente que tem de ser tratado tanto na reunião da Assembleia de Freguesia, como na reunião da Assembleia Municipal e na reunião da Câmara Municipal de Abrantes”.

Lembram ainda que, segundo um estudo realizado pela ADIMO (Associação De Desenvolvimento Integrado De Mouriscas) em 2004, “existem duas atividades económicas promotoras de desenvolvimento e investimento em Mouriscas: o turismo e a agricultura”. Assim sendo, consideram os eleitos comunistas que “o rico património que Mouriscas possui, se for valorizado, é uma mais valia para atrair novos investimentos ao nível do turismo, bem como turistas”. Para que isso aconteça, “defendem e exigem” a recuperação do edifício da antiga Escola Primária, “criando-se ali um espaço dedicado à cultura, à divulgação das atividades económicas e do património existente em Mouriscas”.

Para já, o que pretendem os eleitos da CDU, “é encontrar uma solução para aquele edifício, solução essa que sirva os interesses da freguesia e do concelho e que possa ser suportada por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência”.

De referir ainda que a Petição Pública foi lançada em inícios de 2017, há mais de seis anos, “e desde então a deterioração do edifício está a seguir em ritmo acelerado, conforme se pode observar do exterior com várias zonas da cobertura já a apresentar aberturas, sendo evidente o colapso registado”.

A Petição Pública segue agora para os destinatários, nomeadamente, Assembleia Municipal de Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes, deputados dos diversos partidos políticos eleitos pelo círculo de Santarém e ADIMO, responsável pelo edifício desde 2012, aquando da aprovação da doação do direito de superfície pela Câmara de Abrantes.

Pode ler a Proposta da CDU para a recuperação do edifício AQUI.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB