O Auditório Municipal de Vila de Rei recebeu, na tarde do dia 21 de abril, a sessão de apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Vila de Rei – 2030, um documento que pretende construir uma estratégia global de desenvolvimento da atividade turística no concelho, criando trajetórias e apostas neste sentido.
A sessão contou com a presença do vice-presidente e responsável pelo pelouro do Turismo, Paulo César Luís, e de Paula Reis, coordenadora do projeto e docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco. O Plano foi desenvolvido pelo Município de Vila de Rei, pelo Instituto de Castelo Branco e pela Universidade de Évora, com a colaboração de diversos parceiros e operadores turísticos vilarregenses, com o objetivo de desenvolver um trabalho conjunto que possa captar investidores, comércio local e agentes intervenientes de promoção e dinamização turística e, da mesma forma, consolidar o trabalho e dar novas ferramentas aos agentes já presentes no território.
Durante a sua intervenção, o vice-Presidente Paulo César Luís realçou que “este Plano vem dar-nos as guias orientadoras para que possamos implementar, de forma mais eficaz, novas políticas de turismo e mostrar-nos como devemos trabalhar e que caminho seguir. Este trabalho técnico e especializado vai assumir uma extrema importância para a divulgação e promoção do território, a nível nacional e internacional, mostrando todo o potencial existente no Concelho de Vila de Rei, com uma oferta vasta, diferenciada e inclusiva. Os operadores turísticos locais serão os personagens principais desta estratégia e, todos juntos, conseguiremos caminhar para mais longe e com maior rapidez. Confio que estaremos todos à altura deste desafio.”
Paulo César Luís, lembrou ainda a aposta que tem vindo a ser feita na área do turismo depois de ter desaparecido a área queimada no concelho. No entanto, nunca se baixaram braços e há projetos em desenvolvimento. Para o autarca, estava na hora de dar um passo em frente.
Paula Reis, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora, fez depois a apresentação do trabalho efetuado pela equipa que andou no terreno. Deu conta dos pontos fortes do concelho, bem como das debilidades e explicou a razão da necessidades deste Plano por parte do Município, que exigiu um Plano que não ficasse somente no papel.
A apresentação, que teve um primeiro momento no Auditório Municipal, que contou ainda com a apresentação detalhada do Plano por parte de George Ramos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, teve depois uma outra fase que decorreu no Museu da Geodesia, no Centro Geodésico de Portugal.
Aí foram apresentados dois projetos turísticos já implementados no terreno e deu-se conta do andamento do já anunciado hotel rural Encosta dos Gamitos. Paula Gamito e João Rosa instalaram-se em Vila de Rei e já têm alguns investimentos.
Mafalda também não é natural do concelho mas escolheu a aldeia da Relva para se instalar já há alguns anos. É jardineira e artesã e os seus trabalhos podem ser vistos no Picoto da Melriça.
Susel Santos foi a representante da Turismo do Centro de Portugal. Disse-se disponível para ajudar na implementação do Plano Estratégico no terreno e destacou as mais valias de Vila de Rei, o efetivo Centro de Portugal.
Com um horizonte temporal de implementação que se estende até 2030, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Vila de Rei pretende assumir-se como referência para os agentes locais que integram a cadeia de valor do turismo, com vista à implementação de uma estratégia definida que possa contribuir para o enriquecimento do território e do concelho de Vila de Rei.
Consulte aqui o ‘Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico para o Concelho – 2030’.
Galeria de Imagens