Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Constância: Praia Fluvial tem novos equipamentos para apoio dos visitantes

1/07/2023 às 13:01

Abriu “as portas” na manhã deste dia 1 de julho e, pelas 10 horas, já eram muitas as pessoas que instalavam na Praia Fluvial de Constância. É o segundo ano que este espaço junto à margem do Zêzere aparece com cara nova e este ano há novos equipamentos que vão melhorar a experiência dos veraneantes.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal, explicou que para este ano, a praia foi alvo de algumas melhorias que passam “pela instalação de novos equipamentos de apoio como chuveiro normal e lava-pés, que o ano passado não tínhamos e fizemos o arranjo paisagístico de todo o talude ao longo da praia, o que dá um ar diferente e arranjado a este espaço. Para além disso, instalámos também uma pérgula,de apoio aos nadadores salvadores”.

A Praia Fluvial de Constância tem rede wi-fi, mas, há um equipamento que ainda não foi instalado. Trata-se de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Sérgio Oliveira afirmou que “ainda não foi possível mas será uma realidade ainda nesta época balnear”. Os constrangimentos desta instalação prendem-se com o facto “da dificuldade que as empresas hoje em dia têm em dar resposta a muitas das situações, o que não quer dizer que esteja a passar a responsabilidade para a empresa”.

A rampa será em madeira “e contamos que comece a ser instalada até ao dia 15 de julho”. A ideia é “que seja removida para não corrermos o risco de ir rio abaixo. A solução que pedimos à empresa foi de algo que fosse fácil de retirar no fim da época balnear”.

À semelhança do que aconteceu em 2022, a Praia Fluvial de Constância vai contar com um vasto programa de animação. Workshops, Magia, Caça ao Tesouro, Contos, Passeios de barco, Showcooking, Peddypaper e a Biblioteca de Praia são as múltiplas ofertas para o mês de julho.

Para Sérgio Oliveira, a Praia Fluvial de Constância “vai ser sempre um sucesso, não só pela excelente qualidade da água do rio, mas pela grande vantagem de a nossa praia ficar num espaço aberto, onde se estaciona à vontade e com ótimas acessibilidades, e de ficar numa zona ribeirinha requalificada, com espaços verdes e equipamentos de apoio como bares e restaurantes”.

Recorde-se que em 2022, milhares de pessoas usufruíram da Praia Fluvial de Constância, bem como dos restantes equipamentos, o que teve um impacto muito positivo na divulgação do território e na dinâmica comercial do concelho.

Localizada junto à margem esquerda do Rio Zêzere, a Praia Fluvial de Constância tem uma extensão de areal de 3500 m2, permitindo uma ocupação máxima de 350 pessoas, e apresenta uma água com excelente qualidade, cumprindo, assim, todos os requisitos respeitantes à qualidade das águas balneares e assistência a banhistas.

Sérgio Oliveira mostrou os valores das análises da água, afixados no painel junto à entrada da praia, que comprovam a qualidade superior da água do Zêzere. Pedro Pereira, vereador, assumiu que a pretensão é, “dentro de três anos, estarmos a hastear aqui a Bandeira Azul”.

O investimento da Câmara Municipal de Constância para colocar a Praia Fluvial a funcionar com as atuais condições, foi “grosso modo, à volta de 30 mil euros, sem contar com a contratação dos nadadores salvadores”.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB