Antena Livre
Deseja receber notificações?

Nersant: Projeto RIBA apresentado em Santarém para promover sustentabilidade e coesão social na região (c/áudio)

16/01/2025 às 15:19

O projeto RIBA foi apresentado esta terça-feira, dia 14 de janeiro, na Startup Santarém, com o objetivo de impulsionar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, a coesão social e o dinamismo económico nas Comunidades Intermunicipais da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo.
O RIBA - Centro para o Empreendedorismo de Impacto do Distrito de Santarém, tem como missão apoiar projetos que coloquem a vida das pessoas no centro das suas ações.

A sessão de apresentação foi iniciada por António Pedroso Leal, presidente da Direção da NERSANT, que destacou o papel fundamental da associação no apoio ao empreendedorismo na região.

Após fazer um balanço sobre aqui que tem sido o papel da NERSANT no arranque e desenvolvimento de empresas virou-se para o futuro e para este projeto de inovação social. “Hoje, com o lançamento do RIBA, damos continuidade a este trabalho, mas com um foco renovado: o impacto social e um maior impacto na comunidade. Queremos apoiar projetos que criem valor económico, mas que também respondam aos desafios sociais que as nossas comunidades enfrentam. O empreendedorismo de impacto é, sem dúvida, o caminho para um futuro mais inclusivo, sustentável e resiliente”, afirmou António Pedroso Leal.

 

António Pedroso Leal

“Queremos projetos que tenham o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Se os projetos tiverem viabilidade económica, impacto social e ambiental, então compete-nos apoiá-los, encaminhá-los, e fazer tudo o que seja necessário para poderem crescer e aumentar as probabilidades de sucesso”, explicou o coordenador do projeto, Fernando Branco. Segundo o responsável, os projetos podem ser submetidos em qualquer estádio de desenvolvimento, desde uma ideia inicial até a fases mais avançadas.

O projeto abrange nove concelhos do Médio Tejo e 11 da Lezíria do Tejo e pretende apoiar, no horizonte de três anos, 111 empreendedores e startups, num investimento total de mais de meio milhão de euros.

Agora, depois de lançado, vai reunir com todos os Municípios em busca de parcerias locais.

 

Fernando Castelo Branco

O processo de seleção dos projetos será conduzido por um comité de análise para avaliar se as iniciativas apresentam as características sociais suficientes para receber apoio e o acompanhamento do RIBA.

“Um conjunto de pessoas, recorrendo a uma checklist de verificação, vão decidir se aquele projeto tem características sociais suficientes para a RIBA apoiar”, explicou.

Rodrigo Castelo Branco explicou de seguida o que é este projeto e como é que funciona.

Com um orçamento de 400 mil euros para o desenvolvimento de projetos, o RIBA irá igualmente atuar em três frentes: aceleração, através de uma rede de contactos para acelerar o crescimento do negócio; incubação, com o objetivo de apoiar empreendedores “com ideias criativas” que possam gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente; e ao nível da capacitação, que consiste em ações de formação com especialistas focados em vários temas.

 

Rodrigo Castelo Branco

Miguel Pombeiro, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e António Torres, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, também marcaram presença nesta apresentação. Ambos destacaram a longevidade da parceria estratégica com a NERSANT no âmbito do desenvolvimento regional e referindo a importância do projeto RIBA para a coesão territorial e o desenvolvimento económico e social das comunidades.

Miguel Pombeiro indicou que este projeto RIBA vai ao encontro de um dos eixos estratégicos desta sub-região.

Miguel Pombeiro

Para facilitar o acompanhamento dos projetos, o RIBA está atualmente a desenvolver uma plataforma digital que permitirá contacto constante com os incubados.

Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social, salientou que o empreendedorismo de impacto é uma resposta cada vez mais relevante para os desafios sociais do país e destacou o papel das parcerias entre o setor público, privado e social para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis. Referiu com agrado a área de implementação do projeto em duas regiões do país – o Centro e o Alentejo – referindo ainda que em três anos, o projeto RIBA tem como compromisso “incubar, acelerar e capacitar 111 projetos de inovação social (48 na Lezíria do Tejo e 63 no Médio Tejo)”, contribuindo, assim, de forma decisiva para “fortalecimento dos ecossistemas locais e regionais de inovação social".

 

Filipe Almeida

A apresentação do projeto decorreu na Startup Santarém, e contou com a apresentação de iniciativas que começaram a receber o apoio da RIBA.

O projeto conta com o apoio do programa Portugal Inovação Social e o investimento das Comunidades Intermunicipais, abrangendo nove concelhos do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha) e onze concelhos da Lezíria do Tejo (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém).

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB