O concelho de Mação vai ser palco de mais dois simulacros/exercícios de incêndio florestal e proteção às aldeias. Esta ação integra as atividades do "Mês de Março, Mês da Proteção Civil" e o programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".
Os exercícios serão uma simulação exata da ação em caso de incêndio florestal e envolvem várias entidades, tal como aconteceu o ano passado.
Esta terça-feira, dia 19 março, o simulacro “Aldeias Seguras” tem lugar pelas 18 horas, no Castelo, no Largo da Igreja.
No dia 26 março, o simulacro “Aldeias Seguras” terá lugar pelas 18 horas, em Aldeia de Eiras.
Estas aldeias foram as selecionadas este ano exatamente por serem aldeias verdes, com maior risco de incêndio.
A ação começa com o alerta de incêndio, volta às casas e evacuamento para o local definido como abrigo, contagem do número de habitantes no abrigo coletivo definido para o caso incêndio florestal e comparação em relação ao número de habitantes da aldeia. O corte das estradas é feito pela GNR e a evacuação de pessoas com pouca mobilidade ou acamados é feita pelos Bombeiros Voluntários.
Estará no local a Proteção Civil de Mação, com o MacFire e os meios de combate a incêndio, equipa de autoproteção da aldeia, bem como o Comando sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários e GNR de Mação e outras entidades regionais.
Em cada aldeia estará ainda o respetivo presidente de Junta e o oficial de segurança/habitante local definido.
Entre os observadores do Exercício estarão Nuno Morgado, do SMPC Sardoal e Paulo Ferreira, do SMPC Abrantes.