Antena Livre
Deseja receber notificações?

Segurança: PSP de Abrantes registou dois roubos a idosos no mês de setembro (c/áudio)

2/10/2024 às 14:53

Na semana passada, muito por via das redes sociais e também em conversas de rua, houve denúncias de que teriam acontecido roubos a idosos e, nalguns casos com violência.

Face a estas referências a Antena Livre questionou de imediato a PSP, através do comando distrital. Na resposta que chegou à nossa redação esta quarta-feira, dia 2 de outubro, a PSP confirmou que no mês passado tiveram dois registos de roubos. “No mês de setembro, a Esquadra de Abrantes teve conhecimento de duas situações de roubo a idosos”, não acrescentando mais pormenores porque são situações que estão em investigação.

A Antena Livre contactou Bruno Tomás, presidente da Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, que confirmou uma das situações que ocorreu numa aldeia da sua freguesia.

“Tivemos conhecimento de um caso de tentativa de assalto e agressão a um idoso numa das nossas aldeias. De imediato encaminhamos o idoso para as respostas sociais do Município de Abrantes e ficamos disponíveis para ajudar naquilo que por possível.”

O autarca da freguesia disse que nestas questões que aportam a sentimentos de insegurança não “podemos assobiar para o lado, mas não podemos dizer que é um concelho inseguro ou não podemos dizer que não há nenhuma tipologia de crime.”

O presidente da Junta de Freguesia notou que no dia 27 de setembro a associação Cres.Ser, em parceria com a PSP, organizou uma sessão de esclarecimento com os idosos, em que a polícia deixa vários conselhos a esta população, que nalguns casos vive isolada.

Bruno Tomás referiu que “onde há pessoas há problemas” e vincou que numa freguesia urbana há situações que podem acontecer. E indicou que nos dias de hoje há necessidade de todos terem mais cuidados com a segurança e com estranhos que possam aparecer, principalmente em zonas mais isoladas.

Sobre um dos dois casos referidos pela PSP houve agressões ao cidadão. “Pelo que nos foi dito por populares, sim, houve agressões. As autoridades tomaram conta da ocorrência. A Polícia e a GNR fazem o seu trabalho, mas em questões de segurança temos todos de estar mais atentos e não podemos assobiar para o lado.”

Bruno Tomás, presidente União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede

A PSP, que tem à sua respnsabilidade a zona urbana de Abrantes incluíndo a aldeia de Casais de Revelhos, indicou ainda, na resposta à Antena Livre, que entre julho e setembro em parceria com a Associação Cres.Ser, foi desenvolvida a operação "A Solidariedade não tem idade– A PSP com os idosos ", a qual visava precisamente a população sénior, onde estiveram presentes cerca de 100/150 idosos. A PSP indicou meia dúzia de conselhos a estes cidadãos: “Não confiar em estranhos bem falantes ou cheios de boas intenções, nem fornecer dados pessoais ou de familiares; Desconfiar de negócios que lhes ofereçam dinheiro fácil; Não entregar dinheiro ou bens de valor a desconhecidos; Em caso de funcionários que se desloquem às residências, solicitar e verificar sempre a identificação dos mesmos. Todos os funcionários de empresas como os CTT, águas, eletricidade e telecomunicações estão devidamente identificados; Desconfiar sempre de pedidos de entrada no domicílio, principalmente quando não foi solicitado qualquer intervenção através da empresa em causa; Não divulgar em locais públicos que vive só, e se contactado na sua residência, simular que está acompanhado.”

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB