O acontecimento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha está de volta, após dois anos de pausa, em virtude do cenário pandémico. A banda portuguesa The Gift, da vocalista Sónia Tavares, é a cabeça de cartaz desta edição da Feira do Tejo e atua no palco principal no dia 12 de junho.
Entre 9 e 13 de junho Vila Nova da Barquinha conta com eventos para toda a família. No primeiro dos cinco dias de festa (dia 9) a animação noturna fica a cargo do DJ Addline. No dia 10, feriado, sobe ao palco a cantora, compositora e rapper portuguesa Nenny. A banda Scorpius - Scorpions Tribute está encarregue de animar os festejos no dia 11. O encerramento será da responsabilidade da Orquestra Ligeira do Exército (dia 13).
Como é tradição, a XXXIV da Feira do Tejo contará com dezenas de expositores, artesanato, tasquinhas, desporto, música, folclore, animação de rua, teatro, dança, marchas populares, exposições, entre muitas outras atividades, num programa bastante eclético.
A Feira do Tejo é resultante da parceria do Município com dezenas de associações e entidades do concelho, dando forma a um programa de animação com atividades para toda a família junto ao rio Tejo.
Nos dias 4 e 5 de junho, no Parque Ribeirinho vai ter lugar o Kuri-Kuri, um festival para crianças e famílias.
De 10 a 12 de junho, em simultâneo com outras atividades, vai também existir animação musical, no Castelo de Almourol, com Fernando Espanhol.
A 9 de junho a festa começa com pelas 18h00 com a abertura dos stands de artesanato e tasquinhas e com o DJ Addline, já às 21h00 a música passa para o Fun2Rock, seguido, novamente, do DJ Addline, tudo no palco ribeirinho.
Entrando no dia 10 de junho, será possível realizar canoagem com TurisAlmourol, no Rio Tejo pelas 10h00. Com início à mesma hora e com fim pelas 13h00, vai decorrer uma visita guiada ao Parque de Escultura de Contemporânea Almourol na concentração junto ao Centro Cultural. A seguir ao almoço, pelas 14h30 dá-se a inauguração da exposição “Condicionamento humano” na Galeria do Parque, pelas 15h00 a abertura oficial da Feira do Tejo no parque ribeirinho. Também pelas 15h00 e até às 17h00 a animação de Rua com Manus Esenas no parque ribeirinho. Com início às 15h30, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de VN Barquinha no auditório Centro Cultural. Às 16h00, uma sessão de Yoga & Mindfulness Kids, no parque ribeirinho. Entre as 16h00 e as 19h00 uma conversa com o escritor Nuno Ferreira no Centro Estudos Arte Contemporânea. Pelas 17h00, o Grupo de Cantares "Casa do Povo" no Palco Stº António. Mais tarde, pelas 19h00 música com Ricardo Costa no palco ribeirinho. O dia 10 vai contar também com animação de Rua com Manus Esenas, entre as 20h00 e as 22h00 no parque ribeirinho. Enquanto isso, no Aquapalco, pelas 21h30, danças de salão. A noite segue com música, a primeira artista é NENNY, com início às 22h30 e segue-se por Arrgaita, a partir das 00h00 no palco ribeirinho.
O dia 11 de junho, começa às 09h00 com o III PEETI TRAIL na concentração junto ao Centro Cultural, segue-se o dia com um Atelier de desenho e pintura (6 aos 10 anos) entre as 10h00 e as 13h00, no Centro Estudos Arte Contemporânea. Na Praia do Ribatejo, vai ocorrer a Abertura oficial da Sede Associação Cultural Paio de Pele, pelas 10h30. Vai ter lugar, no auditório Centro Cultural, a Cerimónia de entrega dos selos da Escola Amiga da Criança, às 11h00. Dá-se a passagem do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, pelas 11h30 no Rio Tejo.
Já da parte da tarde, o XIII Encontro de Grupos de Música Popular e Tradicional no Palco Stº António que irá contar com o Grupo "Barquinha Saudosa", o Grupo de música tradicional e popular "Trigueirão no relheiro" – Hortinhas, Alandroal, o Grupo de música popular "Cantar D'Amigos" – Ota, Alenquer e com o Grupo de música tradicional e popular "Sons de Sempre" - Bom Sucesso, Alverca do Ribatejo. Também com início às 15h00, a 18.ª Concentração Vespalmourol na Sede VespaClube, a "Mystic experience by Ovey and Statera" no parque ribeirinho, também neste local, animação de Rua com Manus Esenas e um Workshop de Canoagem, que tem início pelas 15h30. Irá também decorrer a entrega de prémios do concurso de fotografia “Marcas na história” no auditório Centro Cultural. Pelas 16h00 um Workshop de Iniciação à Fotografia no Centro Estudos Arte Contemporânea.
No palco ribeirinho a música começa pelas 19h00 com Ataráxia e segue-se com a animação de rua com Manus Esenas. No palco Stº António, o Desfile e Festival de Folcore com o Grupo Folclórico "Os Pescadores de Tancos", Vila Nova da Barquinha, o Grupo de Dançares e Cantares de Perre, Viana do Castelo, o Rancho Folclórico "Flor do Sabugueiro", Tarouca e o Rancho Folclórico de Avis, Portalegre. Pelas 22h30, no palco principal, pode contar com os SCORPIUS, em tributo aos Scorpions e mais tarde pelas 00h00, música com os Old Wish no palco ribeirinho.
Dia 12 de junho, logo pelas 09h00 com Trail de Santo António na concentração Praça de Toiros, assim como 18.ª Concentração Vespalmourol no parque ribeirinho. Pelas 10h00 um Atelier de desenho e pintura (6 aos 10 anos) no Centro Estudos Arte Contemporânea. Yoga com Fátima Passos, pelas 10h30 no parque ribeirinho. Já às 15h00 a entrega de diplomas Formação Ocupacional de Seniores com a atuação FOS Tuna e Turma de Cavaquinhos no auditório Centro Cultural. À mesma hora, mas no parque ribeirinho, Animação de Rua com Manus Esenas, no mesmo local, pelas 15h30, tem início um Workshop de Canoagem. No Centro Estudos Arte Contemporânea tem lugar um Workshop de Iniciação à Fotografia entre as 16h00 e as 19h00. Com início às 18h00, a apresentação da Escola de Música de Vila Nova da Barquinha no Palco Stº António. Música com Fernando Espanhol em tributo à música portuguesa, no palco ribeirinho pelas 19h00. Volta a animação de Rua com Manus Esenas, no mesmo palco, entre as 20h00 e as 22h00. Pelas 21h00 dá-se início às Marchas Populares no palco de Stº António com a participação das seguintes associações, Ass. Pais JI de Atalaia, Ass. Pais JI Moita do Norte, Ass. Pais JI VN Barquinha, Ass. Pais EB1 - JI Praia do Ribatejo, Ass. Pais ECV e a Fundação Dr. Francisco Cruz. No palco principal vão estar os THE GIFT a atuar pelas 22h30. Mais tarde, com música no palco ribeirinho, os Rocket.
No último dia da Feira do Tejo, dia 13 de junho, na Praça da República vai ter lugar o hastear da bandeira, às 09h00. A hora do conto, para crianças entre os 6 e os 10 anos, vai ter lugar no Centro Estudos Arte Contemporânea entre as 10h00 e as 13h00. Ao longo do dia, no parque ribeirinho vai ter lugar uma ação de sensibilização ambiental, EKOPÁTEO / ECOSPOT. Pelas 15h15, tem teatro com a peça Comédia da Marmita no parque ribeirinho. No auditório Centro Cultural, vai ter lugar a Cerimónia de Atribuição de Títulos Honoríficos, pelas 15h30. Com início às 16h00, vai estar disponível, no parque ribeirinho, as Mascotes Parade e no restaurante Loreto, uma exposição de pintura. O último dia da Feira do Tejo, conta também com a missa em Honra de Stº António, na Igreja Matriz, pelas 18h30, seguida de procissão.
No palco ribeirinho, a música começa às 19h00 com Joaquim Roberto e a Máquina do Tempo. No Largo 1º Dezembro, pode contar com dança, por parte de ETRIX/ADU, pelas 21h00. De volta ao palco principal, e para dar por encerrada a Feira do Tejo, vai estar a Orquestra Ligeira do Exército, pelas 22h00.
A Feria do Tejo tem início a 9 de junho e termina a dia 13 deste mesmo mês. Pode contar com ateliers infantis entre os dias 10 e 12 de junho, no parque ribeirinho entre as 16h00 e as 20h00. Com abertura da dia 10 de junho, na Galeria do Parque, tem a exposição “Condicionamento humano” do grupo “13 Luas”.
Maria Francisca Carvalho