Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN Barquinha: Restaurantes do concelho promovem 1.ª edição da Mostra de Peixe do Rio

7/05/2024 às 11:20

Vila Nova da Barquinha está prestes a proporcionar aos seus munícipes e visitantes uma nova mostra gastronómica, entre 16 de maio e 16 de junho, com base nos produtos endógenos e na cozinha típica e tradicional. Fruto da parceria do Município com os restaurantes do concelho, a primeira edição da "Mostra de Peixe do Rio" promete “encantar os amantes da gastronomia com uma seleção excecional de pratos, cuidadosamente preparados de acordo com receitas seculares”.

A I Mostra de Peixe do Rio é um evento que visa promover “a riqueza gastronómica do concelho, destacando os sabores autênticos e frescos” dos peixes provenientes dos três rios que o banham: Nabão, Zêzere e Tejo.

Durante esta mostra, os residentes e visitantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de pratos, desde clássicos tradicionais a criações contemporâneas, todos elaborados com peixe do rio fresco e ingredientes locais como enguia fumada, sável frito com açorda ovas, enguias fritas com migas, molhata de enguias, torricado de carpa, lombinho de fataça com açorda de ovas, risotto de lagostins do rio, lombinho de Fataça com açafrão, fataça frita, lúcio frito e na grelha, siluro, lúcio com molho de caril, entre outros peixes fritos e grelhados.

Os restaurantes participantes: Almourol, Estrela, Grilo, Loreto, Ribeirinho, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade, irão “receber de braços abertos os comensais e proporcionar uma experiência gastronómica inesquecível, onde a qualidade e a autenticidade são as principais prioridades”.

Para além da degustação dos pratos, os visitantes terão também a oportunidade de participar em atividades complementares, como showcookings, degustações, sunset parties, jantares enogastronómicos ou visitar as muitas atrações turísticas do concelho, entre as quais os monumentos nacionais Castelo de Almourol e Igreja Matriz da Atalaia, o Centro de Interpretação Templário de Almourol ou o Parque de Escultura Contemporânea.

Em simultâneo, será promovido o “Concurso Gastronómico Peixe do Rio 2024”, uma iniciativa do EOL (Entroncamento Online) em parceria com a Câmara Municipal, que tem como principal objetivo a promoção e divulgação da gastronomia local, nomeadamente de pratos com base no peixe do rio, integrando a I Mostra de Peixe do Rio.

Para mais informações sobre o evento, incluindo os restaurantes participantes e o programa de atividades, os interessados podem visitar o website oficial da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha em www.cm-vnbarquinha.pt ou acompanhar as redes sociais do município.

 

Restaurantes aderentes:

Almourol (Tancos) - Tel. 249720100

Estrela (Praia do Ribatejo) – Tel. 249 733 222

Grilo (V.N. Barquinha) – Tel. 249 710 383

Loreto (V.N. Barquinha) - Tel. 913868147

Ribeirinho (V.N. Barquinha) - Tel. 249712292

STOP (Atalaia) - Tel. 249710691

Tasquinha da Adélia (V.N. Barquinha) - Tel. 249 711 792

Trindade (V.N. Barquinha) - Tel. 916306351

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB