Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Sardoal: Bombeiros vão ter ambulância do INEM. Protocolo foi aprovado.

28/07/2017 às 00:00

Na reunião do Executivo da Câmara Municipal de Sardoal, realizada esta quinta-feira, foi aprovado por unanimidade o protocolo de criação de “Posto de Emergência Médica” do INEM e os Bombeiros Municipais de Sardoal.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, explicou que, já há alguns anos, há a vontade, por parte do Governo, “de que cada Município passe a ter um Posto de Emergência Médica do INEM”, numa “transferência de competências entre o governo central e os municípios nesta questão da prestação de socorros”.  Este protocolo agora aprovado e que irá ser assinado já esta sexta-feira, pois “chegou agora a nossa vez, apesar de já termos tentado noutras alturas, mas só agora foi possível”, consiste na comparticipação do Governo em “50 mil euros para a aquisição da viatura do INEM e participa com um aumento do valor para a manutenção e seguro da própria viatura”.

Em Sardoal, no corpo misto de Bombeiros, Miguel Borges garante que “temos a tripulação suficiente, temos homens e mulheres no nosso corpo de bombeiros municipais e voluntários que tem a formação para tripulantes desta ambulância”.

Quanto ao facto desta ambulância vir a estar presente nos Bombeiros de Sardoal, o autarca explicou que a urgência no concelho nunca esteve em causa pois “nós sempre tivemos capacidade de resposta através do nosso corpo de bombeiros, com as nossas ambulâncias. Sempre tivemos, já fazíamos as urgências sempre como até aqui. Agora vamos fazer também com uma viatura do INEM que vai ser para nós, mas de acordo com as regras”.

“O que é certo é que o serviço de urgência e transporte de doentes do Sardoal esteve sempre assegurado, nunca esteve posto em causa. Foi assegurado pelas nossas ambulâncias, pelas ambulâncias do Município e pelos Bombeiros Municipais”, acrescentou Miguel Borges.

No decorrer da reunião do Executivo, Miguel Borges explicou aos vereadores o Protocolo em questão e Fernando Vasco, vereador socialista, saudou esta iniciativa do Governo afirmando querer “saudar esta iniciativa, essa operacionalização dessa política do Governo relativamente em colocar em cada concelho, ou em cada corpo de bombeiros, uma ou mais unidades de INEM. (…) O que me parece que é muito bom para o Sardoal que essa iniciativa seja consagrada também no nosso concelho”.

Fernando Vasco ouviu depois o presidente dizer que, “de qualquer das formas, é bom que fique claro que é mais um esforço financeiro que o Município vai fazer, substituindo-se ao Estado, porque na verdade vamos ter que empenhar, no sentido de homens empenhados, 8 homens para fazer uma cobertura do INEM 24 horas por dia 365 dias por ano”.

Miguel Borges também adiantou que “mais uma vez, os municípios que tenham corpos de bombeiros da administração local estão em desvantagem e são penalizados em relação aos outros, mas, de qualquer das formas, nós achamos que isto é prioritário independentemente de ser um esforço financeiro, que não é para outros municípios como é para nós, que temos bombeiros no âmbito da administração local, nós também achamos que é de saudar e é bem-vindo este posto do INEM”.

“Em relação às contas depois e aos outros procedimentos”, acrescentou Miguel Borges, “se houver algo que possa ser melhorado em termos de compensações, que outros têm e nós não, cá estaremos para ir discutindo esses assuntos”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2024
Jornal de Abrantes - setembro 2024
PUB