O anúncio de “luz ao fundo do túnel” foi dado pelo presidente do Município de Sardoal, Miguel Borges, na última reunião do executivo camarário, na qual o responsável deu conta de que foi publicado em Diário da República o anúncio de abertura de concurso público para a realização de obras de pavimentação e arruamento bem como de substituição de condutas de abastecimento de água na freguesia de Santiago de Montalegre.
“Julgamos que muito em breve iremos ter obra em Santiago de Montalegre”, disse Miguel Borges que relembrou que esta é uma obra da qual o executivo tem falado “com frequência” e que é “mais do que justo, é mais do que merecido” para os habitantes desta freguesia.
Em declarações à Antena Livre, o presidente da Câmara Municipal deu conta de que o processo do lado da autarquia “está tudo concluído, inclusivamente o processo do Tribunal de Contas”.
Miguel Borges, presidente CM Sardoal, em declarações à Antena Livre
Miguel Borges explicou em reunião de Câmara que a comunicação com o Tribunal de Contas foi “muito dolorosa”, devido à “burocracia muito demorada”, mas que agora “finalmente conseguimos a aprovação e está neste momento em curso”.
Ora assim, o que está em curso é precisamente o procedimento para concurso da empreitada, na qual são esperadas a chegada de propostas por parte de empresas, para depois a obra ser então adjudicada.
“Aguardamos que haja propostas de empreiteiros, de empresas, para executar essa obra e depois, de acordo com as regras, será adjudicada àquele que tiver o melhor preço, sendo certo que o valor base será de 342,452,83€ - à volta de 350 mil euros”, disse à Antena Livre Miguel Borges.
Esta empreitada vai ser principalmente de pavimentação, na linha daquilo que tem sido o compromisso da autarquia para com os sardoalenses: “que toda a pavimentação possa ser renovada, melhorada”.
“Na verdade, é difícil para algumas pessoas que pagam o IMI ter ali à porta de casa um piso em tão mau estado e isso dificulta a sua acessibilidade. E aquilo que foi o nosso compromisso para com os sardoalenses foi fazer em todo o concelho que necessita. Já o fizemos em Valhascos, na freguesia de Alcaravela, e agora chegou a vez de Santiago de Montalegre e iremos continuar até que a pavimentação fique concluída”, defendeu o autarca.
Além do pavimento, vai também ser incluída uma renovação no que diz respeito às condutas de saneamento de água, isto porque, explica Miguel Borges, em certos locais estas estruturas “já estão tão débeis que o próprio facto de estarmos a trabalhar em cima delas poderá prejudicá-las”.
“Além disso, o número de ruturas que temos nesse local – e é só um local – obriga-nos a que façamos já essa obra para evitar aquilo que nós não gostamos de ver: agora fazemos um pavimento e daqui a meia dúzia de meses vamos rasgar esse pavimento para substituir as condutas”, concluiu.
Miguel Borges, presidente CM Sardoal, em declarações à Antena Livre
CRUZAMENTOS DE ANDREUS CONCLUÍDOS
EN 358 (Imagem via Google Maps)
Na mesma reunião do executivo municipal de Sardoal, o presidente da Câmara Municipal deu conta da conclusão das intervenções levadas a cabo nos cruzamentos de Andreus.
Foram realizados trabalhos de pavimentação na EN358, entre os dias 24 e 29 de abril, a cargo da Infraestruturas de Portugal: https://www.antenalivre.pt/sociedade/sardoal-obras-condicionam-circulacao-na-en358/
Recorda Miguel Borges que esta “era uma luta antiga que tínhamos com as Infraestruturas de Portugal (…) há dois anos diziam que sim, que finalmente iam arranjar estes cruzamentos. Há bem pouco tempo vieram-nos dizer que afinal já não arranjavam, e nós tivemos que ter um pulso de ferro e uma pro-atividade no sentido de dizermos que não concordávamos (…) porque os interesses do Município não estavam a ser defendidos”.
O autarca referiu também que existe uma parte junto a um cruzamento maior à entrada de Sardoal de “meia dúzia de metros” que não foi arranjado porque é competência do Município e não da IP, mas garantiu que a autarquia já está “em conversações com a empresa para fazer esse bocado que falta”.
Ana Rita Cristóvão