O palco do Cineteatro da Chamusca recebe no próximo sábado, 01 de julho, pelas 21h30, a segunda eliminatória do II Festival Nacional da Canção Rural. As entradas são gratuitas e não carecem de reserva.
O evento que terá transmissão em direto na página de Facebook do Município (https://www.facebook.com/chamusca) conta com a participação de vários artistas em representação dos municípios de Alenquer, Beja, Chamusca, Lagoa e Vidigueira, num ambiente que promete ser de convívio e amizade.
A representar o Município da Chamusca vai estar a fadista chamusquense Marisa Ferreira com a canção “Dança Menina”, com letra e música original da sua autoria. O tema fala do modo tradicional e antigo do trabalho nas vindimas, desde o pisar das uvas, aos “namoricos”, aos típicos bailes e de toda a festa associada a essa época.
Marisa Ferreira tem 37 anos de idade, nasceu e cresceu na Chamusca. É apaixonada pelas suas raízes, pela música e pelo fado que canta desde criança. Em 2019 lançou o seu primeiro CD “Fado Para Ti”, que conta com dois temas de sua autoria.
Do alinhamento do espetáculo destaca-se a participação da orquestra “S.I.M da Rural Band”, do Rancho Folclórico do Pinheiro Grande e de Rui Tanoeiro, vencedor da 1ª edição deste concurso em representação do Município da Chamusca, num momento dedicado ao fado.
O Festival Nacional da Canção Rural é uma organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), conta com o apoio do Município da Chamusca, da União das Freguesias de Maxial, Monte Redondo, da Wine in Moderation, da Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) e Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, e foi criado com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.
O júri será composto por Luciana Meneses (Rainha das Vindimas), Carlos Cardoso (Maestro Rural Band), Amadeu Diniz da Fonseca (Letrista), Inga Oliveira (Locutora Rádio Amália) e Clarisse Vistas (Associação Minha Terra).
A grande final está agendada para o dia 15 julho no Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023, em local a designar.