Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: SMA vão instalar mais 840 contadores de água inteligentes no sul do concelho

9/02/2024 às 18:27

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) têm a decorrer um projeto-piloto de contadores de água inteligentes. Desde 2019 que foram instalados em Esteveira, na União de Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós, 23 desses contadores, num projeto “que decorreu sem falhas e foi totalmente ao encontro das nossas expetativas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos explicou que estes contadores “permitem a leitura automática e identificar fugas para controlar o consumo”. Com um contador normal, “a maior parte das pessoas não se apercebe se tiver uma rutura dentro de casa”. Os contadores inteligentes “trazem ainda a vantagem de deixar de haver estimativas e as pessoas pagam o que realmente gastam”.

À margem da reunião de Câmara, em declarações à Antena Livre, Manuel Jorge Valamatos disse que o projeto-piloto em Esteveira tinha como objetivo “testar a eficácia destes contadores inteligentes” e que “já era expectável que o resultado fosse muito positivo”.

“Há um resultado muito satisfatório nas perdas de água e, com isto, ajudamos as nossas famílias a controlar os gastos, por via de alguma fuga ou alguma rutura” que muitas vezes não é detetável. Para além disto, os novos contadores emitem em tempo real o valor de cubitagem de água, ou seja, “o consumo verdadeiro”. Deixa de “se ter que andar com estimativas e com leituras”.

Para breve, segundo anunciou o presidente da Câmara de Abrantes, está um investimento de cerca de 75 mil euros nas localidades de Barrada, Água Travessa, Foz, Brunheirinho, Vale de Horta e Vale de Cortiças, para a instalação de cerca de 840 contadores. “A grande maioria será instalada em habitações familiares e outros em empresas e grupos que utilizam grandes quantidades de água”. O autarca afirmou também que serão igualmente colocados destes contadores “em alguns pontos da nossa rede para conseguir detetar fugas e perdas de água, que é um problema muito grande. Todos os anos desperdiçamos muita água que, para além de ser um problema do ponto de vista financeiro, é também um grave problema ambiental”.

Os grandes consumidores explicam-se porque “imaginem que o Hospital ou uma grande empresa tem uma fuga não detetada. Como são redes muito grandes a fatura aumenta muito e mesmo com os nossos regulamentos a conseguir baixar essa fatura, é sempre água que se perde e gastos desnecessários para essas instituições”.

A instalação dos novos contadores da responsabilidade dos SMA, ou seja, “sem qualquer custo” para os clientes. “É por isso que estamos a fazer isto de forma paulatina, ao longo do tempo”.

A substituição de todos os contadores de água do concelho vai ser feita “durante os próximos meses e durante os próximos anos, procurando, obviamente, enquadramentos financeiros de Quadros Comunitários e outros programas de financiamento para conseguir não colocar a despesa em cima dos nossos consumidores”.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB