Carvalhal: Três dias a mostrar o artesanato, doçaria e gastronomia do norte do concelho de Abrantes (C/ÁUDIO e FOTOS)

16/07/2022 às 16:35

Durante três dias as freguesias do norte do concelho de Abrantes estão de mãos dadas em mais uma edição do Festival de Artesanato e Gastronomia, em este ano acontece na freguesia do Carvalhal.

Durante estes dias Aldeia do Mato e Souto, Martinchel, Fontes, Rio de Moinhos e Carvalhal mostram os artesãos de cada uma das freguesias e, por outro lado, os comeres e doçaria a que se juntam no palco os grupos destas localidades. Aliás, a programação musical é quase toda preenchida por grupos das freguesias. Igualmente o serviço de refeições, que é como quem diz, o restaurante da festa conta com cada uma das freguesias a tomar conta da cozinha. O jantar de sexta-feira foi de Aldeia do Mato e Souto, o almoço deste sábado das Fontes, o jantar terá a batuta de Rio de Moinhos enquanto que este domingo o almoço é da responsabilidade da freguesia anfitriã, o Carvalhal.

De destacar também a realização de um concurso de doçaria que contou como jurados com a presença de João Gomes, vice-presidente da Câmara de Abrantes, Raquel Olhicas, vereadora da Câmara de Abrantes, Vera Falcão, da Tagus, e o Chef Fernando Correia, da pastelaria Tágide Gourmet.

Os resultados serão conhecidos este domingo, antes do encerramento, previsto para as 18 horas.

João Gomes, Vera Falcão, Fernando Correia e Raquel Olhicas provaram os doces a concurso

De destacar ainda para a tarde deste domingo, dia 17 de julho, a homenagem aos “Lobos” de Carvalhal que foram os campeões distritais do INATEL, em futebol, na série 2.

João Gomes, vice-presidente da Câmara de Abrantes, destacou a realização desta feira como uma das formas de promoção destas freguesias do norte do concelho que, uma vez por ano, juntam-se para mostrar as suas atividades culturais. É uma forma que têm de fazer interagir as gentes destas localidades que são mais que apenas as sedes de freguesia. E é um evento que vai saltando de localidade em localidade.

João Gomes, vice-presidente CM Abrantes

Luís Vermelho, o presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal, destacou à Antena Livre que as pessoas possam participar, num bom festival. “Mostrar o que do bom se faz no artesanato, doçaria, gastronomia e as belas paisagens desta região”, sublinhou o autarca anfitrião desta Feira do norte do concelho. E Luís Vermelho sublinhou que estas freguesias têm mais do que apenas as zonas da albufeira e praias fluviais. “Há muita descoberta a fazer”, notou explicando que é pena que a contingência não permita realizar a caminhada prevista.

O objetivo é fazer crescer este evento e fazer com que as pessoas se possam orgulhar do norte do concelho.

Luís Vermelho, presidente JF Carvalhal

A inauguração contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Abrantes, João Gomes, que esteve acompanhado pela vereadora Raquel Olhicas, e pelos presidentes das cinco freguesias: Luís Vermelho (Carvalhal), Sónia Alagoa (Fontes), Teresinha Barreiro (Martinchel), Álvaro Paulino (Aldeia do Mato/Souto) e Rui André (Rio de Moinhos).

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
PUB