Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância: Tupperware abriu falência. Autarca de Constância está preocupado com a fábrica de Montalvo e pede ajuda ao governo (c/áudio)

18/09/2024 às 12:34

A notícia caiu esta semana nos Estados Unidos e dá conta que a empresa Tupperware abriu falência. O anúncio foi feito pela multinacional esta quarta-feira.

De acordo com um comunicado de Laurie Ann Goldman, CEO da empresa, "nos últimos anos, a situação financeira da empresa foi seriamente afetada por um ambiente macroeconómico desafiador" e acrescenta que foram explorados vários cenários. No mesmo texto é referido que esta foi a opção a seguir.

O grupo empresarial que tem a sede em Orlando, na Flórida, diz que quer continuar a funcionar durante o processo de falência e pretende continuar a pagar aos funcionários e fornecedores.

De acordo com a SIC quando começaram a surgir rumores de que a empresa iria declarar falência houve uma queda das ações da empresa em mais de 50%. E esta descida levou mesmo à suspensão da negociação da empresa na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).

A Tupperware tem produtos à venda em 70 países. Em Portugal, a empresa opera desde os anos 50. É em Constância, mais propriamente em Montalvo, que se situa a fábrica onde, em 2022, foram dispensados cerca de uma centena de trabalhadores.

A pandemia foi uma das causas para a diminuição drástica de vendas dos produtos que continuavam a assentar na venda direta através das vendedoras que faziam reuniões para mostrar os produtos. A pandemia levou ao isolamento e suspendeu essa fórmula que a Tupperware mantinha desde sempre.

A Tupperware tem a fábrica em Montalvo e atualmente mantém o funcionamento com cerca de 200 trabalhadores efetivos, mas o número, muitas vezes, era o dobro, por recurso às empresas de trabalho temporário, quando era necessário alimentar as linhas de produção, muitas vezes a trabalhar 24 horas por dia.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, está, naturalmente, preocupado com a situação, tanto mais que a fábrica tem trabalhadores de todo o Médio Tejo e não apenas do concelho onde está instalada. O autarca diz que estes rumores não são novos e são agora confirmados pelas notícias tornadas públicas. Sérgio Oliveira está preocupado e confirma já ter feito perguntas à empresa, localmente, mas que a resposta imediata é que essas perguntas foram encaminhadas para o departamento de comunicação da empresa.

Não satisfeito com a resposta da empresa Sérgio Oliveira pediu já a intervenção do governo, através do Ministério da Economia, porque a fechar a fábrica vem criar muitos problemas a Constância e Montalvo, em particular, mas também a toda esta região. O autarca diz que há famílias de Montalvo em que todo o agregado trabalha na fábrica e que se esta fechar vai criar um problema social muito grave.

Neste momento a fábrica, confirmou o autarca, tem cerca de duas centenas de funcionários efetivos, mas nesta altura as linhas de produção não trabalham em contínuo e o que se ouve dizer é que os armazéns estão cheios.

Sérgio Oliveira espera que o gabinete de Pedro Reis possa ter, ainda esta quarta-feira, mais informações sobre esta situação.

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

Fundada em 1946 por Earl Tupper, a Tupperware tornou-se um fenómeno das caixas de plástico para alimentos. Ganhou fama em modos que nos nossos dias em vez de dizer “caixa de plástico” as pessoas continuam a dizer Tupperware. E a empresa abriu o leque dos produtos para cozinha, muito para além das caixas de plástico de armazenamento de alimentos.

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB