Com o intuito de melhorar a pegada carbónica da Tupperware, na fábrica de Montalvo, foi instalada uma central solar fotovoltaica para produção de energia limpa em autoconsumo. Esta central está dividida entre um Carport (zona de estacionamento com painéis fotovoltaicos) e uma zona no solo, no terreno contíguo à fábrica. Neste momento, de acordo com a multinacional, a unidade Tupperware do Montalvo é a fábrica pioneira na produção de energia limpa de todo o grupo.
A Helexia, que fez um investimento de cerca de 900 mil euros em toda a infraestrutura, foi o parceiro escolhido para desenvolver, gerir, manter e financiar o projeto de energia solar fotovoltaica. Há ainda a registar que a colaboração técnica foi da Prosolia Energy.
Esta unidade conta com 350 colaboradores, 41 anos de existência e uma história de sucesso, uma vez que é a fábrica Tupperware com maior volume de produção na Europa.
Quanto à central fotovoltaica, tem uma potência de 973 kWp, irá produzir anualmente 1553 MWh de energia limpa e renovável, que corresponderá a cerca de 15% do consumo total elétrico anual desta unidade fabril da Tupperware. Ainda de acordo com a empresa esta iniciativa irá evitar a emissão de 730 toneladas de CO2 por ano o que equivale, de acordo com a emrpesa, a 18700 árvores por ano.
A expectativa é que este projeto de utilização de energia limpa venha a servir de exemplo para outras geografias, já que todas as fábricas mundiais da Tupperware têm um programa de redução do impacto ambiental. Uma vez que este projeto de painéis solares é já um caso de sucesso, deverá ser expandido para outras unidades em diferentes países.
Neste caso da Tupperware Portugal, o formato escolhido de projeto foi o de financiamento incluído, modelo ESCO – Energy Service Company - em que as poupanças obtidas na fatura de eletricidade servem de benefício ao cliente, mas igualmente para financiar o investimento realizado pela Helexia. Desta forma a Helexia assume risco ao lado do cliente, tornando claro que acredita no negócio e que o seu sucesso depende do sucesso do cliente. A Tupperware pode continuar a focar o seu capital em investimento no seu core business.
Segundo referiu João Guerra diretor de marketing & communication da Helexia Portugal: “Os produtos Tupperware fazem parte da nossa vida. É bom ver uma marca que conhecemos desde sempre, evoluir, adicionando novos canais como o digital para chegar a novos públicos. Esta história de sucesso e crescimento vem de uma preocupação grande com qualidade, design e uma matriz sustentável que passa pela economia circular e transição energética. É muito gratificante saber que a Tupperware Portugal foi pioneira na utilização de energia limpa e sentirmos a responsabilidade e confiança de termos sido o parceiro escolhido neste primeiro e importante passo.”
Uma das preocupações da Tupperware desde sempre foi a redução do impacto dos seus produtos no meio ambiente, procurando soluções reutilizáveis, duráveis e fáceis de usar, que ajudem a minimizar o desperdício de plástico e alimentos.
Nos últimos 75 anos, a Tupperware construiu a sua reputação como uma das marcas mais confiáveis do mundo, onde os seus produtos fazem parte da vida de várias gerações de famílias. Fiel a uma herança de design inovador, a marca continua a desenvolver novos produtos e soluções adaptados a um mundo em constante mudança, mantendo sempre a elevada qualidade.
Já Patrícia Martins, diretora-geral da fábrica Tupperware Portugal, notou que “este é um passo muito importante na nossa mensagem de sustentabilidade trazendo um excelente benefício para a Tupperware Portugal, porque vamos usufruir de uma energia limpa que corresponde a cerca de 15% do nosso consumo total elétrico anual.”