Após a implementação do novo sistema de deposição e Recolha Seletiva de Biorresíduos, o Município de Vila de Rei lançou, no passado dia 23 de outubro, uma campanha de informação e sensibilização sobre os procedimentos a adotar por parte da população para uma correta separação e deposição dos biorresíduos.
Os Biorresíduos (ou resíduos orgânicos) resultam da preparação e confeção das refeições e das sobras de alimentos, e traduzem-se, atualmente, em cerca de 46% do nosso caixote do lixo doméstico. Englobam igualmente os resíduos verdes resultantes da limpeza e manutenção de jardins, tais como, aparas, ramos, relva e ervas.
A partir de 31 de dezembro de 2023, a separação na origem e recolha dos biorresíduos será obrigatória em todo o território nacional. A iniciativa do Município de Vila de Rei “Reduzir para criar mais valor” surge como uma resposta proativa a essa obrigatoriedade e conta com o financiamento do Fundo Ambiental.
Rosa Martins, vereadora com o Pelouro do Ambiente destaca que “esta campanha que se inicia com a publicação do vídeo, visa sobretudo sensibilizar e capacitar a nossa comunidade este novo hábito – Separar e valorizar os Biorresíduos, contribuindo assim para o desenvolvimento cada vez mais sustentável da nossa região”.
O vídeo da campanha pode ser visto em www.cm-viladerei.pt.