A Assembleia Municipal de Vila de Rei reuniu na quinta-feira, 8 de novembro, e na sessão foram aprovadas por unanimidade as propostas de Alteração aos Acordos de Execução de Delegação de Competências do Município de Vila de Rei nas Juntas de Freguesia de Fundada, S. João do Peso e Vila de Rei.
A alteração prende-se com as verbas para assegurar a limpeza das vias, espaços públicos (numa faixa de 2 metros para cada lado no caso de Vila de Rei e numa faixa de 3 metros para cada lado nas freguesias de Fundada e S. João do Peso), sarjetas e sumidouros.
Carlos Dias, da bancada do PS, questionou sobre as razões que motivaram esta alteração ao Acordo de Execução de Delegação de Competências e lembrou que a bancada socialista, no ano passado, já tinha “apelado a que houvesse mais competências delegadas às freguesias”.
Ricardo Aires, presidente da Câmara Minicipal de Vila de Rei, também recordou o que tinha “dito na altura pois estávamos em período de transição de mandato e tínhamos dois presidentes de Junta” que estavam a iniciar funções. Foram os autarcas que “demonstraram que para haver mais qualidade no serviço, teria que haver mais verba e eu dei-lhes razão”. Ricardo Aires explicou que nessa fase transitória iria colocar os mesmos valores que tinham sido colocados no ano anterior e, assim sendo, “está agora refetido aquilo que os presidentes de Junta argumentaram” pois, como referiu o presidente da Autarquia, “eu acho que é justo”.
Sérgio Francisco, presidente da Junta de Freguesia de Vila de Rei, falou depois pelos três autarcas para agradecer “o esforço” feito pelo Município “ao longo destes anos em que tivemos poucos aumentos ou nenhuns e este ano tivemos um aumento significativo para as três Juntas relativamente a este apoio”. Agradeceu ainda “a confiança que depositam em nós e queríamos demonstrar aqui a nossa disponibilidade para continuarmos a trabalhar em conjunto para que as populações das nossas freguesias tenham qualidade de vida, que é esse o nosso objetivo principal”.
Aprovadas as propostas, a verba total anual a transferir para a Junta de Freguesia de Vila de Rei é de 56.500 euros, para a Junta de Freguesia de Fundada é de 25.100 euros e para a Junta de Freguesia de S. João do Peso é de 14.060 euros.