A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei vai passar a ter duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), depois da aprovação, pela Secretaria de Estado da Administração Interna, da candidatura apresentada pela A.H. Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, com o apoio da Autarquia.
O Município de Vila de Rei vai suportar metade das despesas com remunerações e contribuições para a Segurança Social dos elementos da EIP, com a outra metade a ser da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “esta é uma ótima notícia para o nosso concelho, aumentando a capacidade de resposta na prestação de todos os cuidados que os Bombeiros prestam à população. Trata-se de um desejo já com algum tempo e que foi agora ouvido pelo Governo Central. É mais um reforço na profissionalização dos Bombeiros de Vila de Rei, com melhorias para os Bombeiros e para a população, permitindo uma resposta mais célere e eficiente para possíveis incêndios urbanos e rurais, bem como para todos os serviços que a corporação de Bombeiros presta aos vilarregenses.”
As Equipas de Intervenção Permanente asseguram o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, e os bombeiros que as integram são caracterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões.