Vila de Rei: Vila de Rei: Humberto Coelho assina protocolo entre a FPF e Município

3/12/2021 às 17:43

O Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho de Vila de Rei recebeu, na tarde desta sexta-feira, 3 de dezembro, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), Município de Vila de Rei e Agrupamento de Escolas de Vila de Rei. Marcaram presença na cerimónia Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, Ricardo Aires, presidente da Autarquia vilarregense, Manuel Candeias da Costa, presidente da AFCB, e a diretora do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, Margarida Guimarães.

O protocolo prevê a implementação, em Vila de Rei, de um programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de ensino do futebol e do futsal nas escolas do 1º Ciclo. Os objetivos são “incorporar objetivos, conteúdos e sessões destinadas ao ensino destas duas modalidades das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC); promover um estilo de vida saudável e os valores positivos associados ao desporto; proporcionar às crianças e jovens uma sólida e agradável introdução ao futebol e ao futsal, contribuindo para a criação de hábitos de prática desportiva ao longo da vida; estabelecer a prioridade no desenvolvimento das habilidades iniciais, proporcionando uma escolha centrada na diversão”.

De acordo com o protocolo assinado, o Município de Vila de Rei vai ficar responsável por disponibilizar um monitor para lecionar as aulas nas AECs, coorganizar eventos entre Escolas e sensibilizar os clubes/instituições a estarem representados nestes eventos. A FPF irá definir os conteúdos das aulas e disponibilizar o material para as mesmas. A AFCB será o responsável por supervisionar este projeto-piloto enquanto que o Agrupamento de Escolas deverá garantir a realização de, pelo menos, duas aulas por mês para cada turma, durante o ano letivo, para implementação do projeto.

Ao longo da sessão, o presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, referiu ser “uma enorme honra receber em Vila de Rei a Federação Portuguesa de Futebol e, em especial, Humberto Coelho. Este protocolo que hoje assinamos tem um objetivo importantíssimo, que passa pelo serviço pedagógico em prol do desporto infantil. Espero que esta iniciativa seja bastante positiva para as quatro entidades envolvidas e, principalmente, para os nossos alunos que vão usufruir deste projeto.”

Ricardo Aires aproveitou ainda para “lançar um desafio à Federação: o Município de Vila de Rei está na disposição de oferecer um terreno e os respetivos projetos de arquitetura para a criação, no nosso concelho, de uma Residência para Atletas que, após terminadas as suas carreiras, não tenham as melhores condições de vida. Vila de Rei é reconhecida pelo seu fantástico trabalho na área social e poderíamos ser uns importantes parceiros neste projeto. Além disso, seria também importante para o nosso concelho, criando postos de trabalho e dinamizando a economia local.”

Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, realçou que “a implementação destes projetos e destas parcerias é essencial para o desenvolvimento do futebol e do futsal no nosso país. Devido à situação pandémica que vivemos atualmente, perdemos muitos atletas que deixaram de praticar desporto e é importante estabelecer novos projetos de forma a recuperar estes jovens. A prática desportiva é essencial para garantir um crescimento saudável para as crianças e jovens e, ao mesmo tempo, garante valores como trabalho em equipa e disciplina que os vão ajudar a ser melhores atletas, árbitros, espetadores e seres humanos”.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
PUB